Evento acadêmico

Encontro nacional de engenharia discute novos paradigmas para produção e consumo

Ver cartaz do evento >

De 30 de outubro a 1º de novembro de 2023, Belo Horizonte receberá o Encontro nacional de engenharia e desenvolvimento (Eneds), que está em sua 18ª edição. O evento, cujo tema é Crise e transição: engenheirando alternativas!, será realizado no Bloco 1 da Escola de Engenharia, localizada no campus Pampulha da UFMG. A participação é gratuita, mediante inscrição pela plataforma Sympla.

O Eneds fomenta o diálogo por meio de rodas de conversa, apresentações de trabalhos, oficinas, minicursos, rodas de conversa, visitas técnicas e intervenções artísticas. O evento propõe discutir experiências que buscam construir novos paradigmas para a produção e o consumo, assim como reflexões teóricas que norteiam alternativas eficazes. Seu objetivo é evitar a repetição dos erros cometidos em utopias tecnológicas do passado e do presente. Para o coordenador do encontro, o professor Marcelo Alves de Sousa, “somente a construção coletiva de conhecimento pode forjar caminhos sólidos para superar os desafios”.

“A atualidade nos coloca diante de uma crise que transcende fronteiras sociais, econômicas e ambientais, ameaçando nossa própria existência. As formas de desenvolvimento e o modo de produção da tecnologia e da engenharia são, direta ou indiretamente, parte significativa desse cenário complexo. Diante disso, torna-se imperativo que assumamos nossa responsabilidade na concepção de alternativas que possam efetivamente contribuir para a transição rumo a um futuro sustentável”, observa Marcelo de Sousa.

Oficinas, visitas técnicas e minicursos
A programação do evento terá três mesas principais de debate sobre os temas: A formação em Engenharia para o desenvolvimento social, Crítica ao modelo de exploração mineral e superação a partir das perspectivas dos atingidos e atingidas e das comunidades tradicionais e Plataformismo e cooperativismo de plataforma e trabalho: o trabalho em plataformas digitais (tecnologia social e transferência social).

Outras atrações são minicursos e oficinas sobre pautas ambientais e sociais, visitas técnicas a diversas iniciativas de BH e região metropolitana, como a Coopesol Leste e a Roots Ativa, que realiza a compostagem urbana no Aglomerado da Serra.

Mais informações estão no site do evento e no seu perfil no Instagram.

Descrição Imagem
Décima oitava edição do evento, a primeira em Belo Horizonte, ocorrerá na Escola de Engenharia, no campus Pampulha Foto: Lucas Braga | UFMG

18º Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento (Eneds)
Data: 30 de outubro a 1º de novembro de 2023