Evento cultural

Espaço do Conhecimento e MHNJB na 19ª Semana Nacional de Museus

Ver cartaz do evento >

O Espaço do Conhecimento e o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG programaram, para o período de 17 a 23 de maio de 2021, eventos gratuitos e on-line que vão integrar a 19ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A programação no MHNJB tem minicursos sobre arqueologia, live sobre a reconstrução dos museus Nacional, da UFRJ, e da própria UFMG após os incêndios, evento sobre a importância das plantas medicinais brasileiras e sessão de contação de histórias, entre outras atividades. Outras informações estão no site do Museu, onde também devem ser feitas as inscrições.

O Espaço do Conhecimento, por sua vez, programou série de vídeos sobre a exposição Demasiado humano, oficina sobre o patrimônio cultural de Belo Horizonte e as canções do Clube da Esquina, vídeo de contação de histórias em Libras, texto que discute a acessibilidade em tempos remotos e lives de literatura e astronomia. Mais informações  sobre os eventos, datas e plataformas em que serão transmitidos estão disponíveis no site do Espaço.

Cada edição da Semana Nacional de Museus é norteada por um tema em comemoração ao Dia Internacional de Museus. Neste ano, o mote é O futuro dos museus: recuperar e reimaginar, vinculado ao pressuposto de que só será possível inspirar o futuro se houver um compromisso criativo com o presente.

Os museus
O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG está instalado em uma área com aproximadamente 600 mil metros quadrados, que concentra vegetação diversificada e típica da Mata Atlântica e reúne espécies nativas e exóticas. O MHNJB dispõe de acervo formado por cerca de 24 mil itens, entre peças e espécimes científicos preservados e vivos (coleção científica de plantas e reserva vegetal) e contextualizados nas áreas da arqueologia, paleontologia, geologia, botânica, zoologia, cartografia histórica, etnografia, arte popular e documentação bibliográfica e arquivística.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes, por meio de exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto de parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço, gerenciado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com recursos do Instituto Unimed-BH.

Descrição Imagem
Detalhe da fachada digital do Espaço do Conhecimento, que preparou uma programação especial para a Semana Nacional de Museus Lucas Braga / UFMG