Evento cultural

Espaço do Conhecimento lança calendário astronômico no Dia Nacional da Ciência

O aguardado Calendário Astronômico Solstício a Solstício 2020-2021, editado pelo Espaço do Conhecimento UFMG, será lançado no Dia Nacional da Ciência, 8 de junho, a partir das 12h. Em um vídeo que será postado no canal do Youtube, o coordenador do Núcleo de Astronomia, professor Carlos Villani, contará os detalhes da nova edição, produzida com o patrocínio do Instituto Unimed-BH.

O Calendário Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG é um material de entretenimento, ensino e divulgação científica produzido pelo museu desde 2017. Ele apresenta conhecimentos de astronomia de forma divertida, informando as datas em que ocorrerão eventos celestes que poderão ser observados com ou sem o auxílio de instrumentos ópticos. O leitor saberá, por exemplo, quando haverá uma chuva de meteoros, um belo eclipse lunar ou uma aproximação de planetas. A publicação compreende o período de junho de 2020 a junho de 2021, destacando o mês em que ocorre o solstício de inverno no hemisfério sul.

A edição 2020-2021 terá como tema a exploração espacial e seguirá uma estrutura de almanaque, com várias atividades como liga-pontos, caça-palavras e jogo dos 7 erros. O leitor fará uma viagem pelas páginas do calendário na companhia da astronauta Kate e de Jojô, seu amigo robô.  

Como acessar
 A versão on-line da publicação estará disponível para download no próprio site do Espaço do Conhecimento, no dia 8 de julho, a partir das 12h.

Os exemplares impressos do calendário serão distribuídos gratuitamente aos visitantes do museu, tão logo as atividades presenciais, interrompidas devido à pandemia de covid-19, sejam retomadas. Outras formas de distribuição estão sendo estudadas.

Descobrindo o céu
Outra ação programada pelo Espaço para comemorar o Dia Nacional da Ciência é uma sessão especial de astronomia on-line do projeto Descobrindo o céu, a partir das 17h. Quem acessar o vídeo que será postado nesse horário, também no YouTube do Espaço, será informado sobre o que poderá ser visto no céu de Belo Horizonte na noite do dia 8. Haverá também uma explicação sobre como e onde nascem as estrelas.

O projeto Descobrindo o céu oferece aos interessados por astronomia, de qualquer idade e região do Brasil, sessões ao vivo no YouTube, todas as quintas-feiras, das 17h às 18h. A cada semana, é tratado um tema diferente, e os participantes podem interagir e tirar dúvidas, por meio do chat, com a equipe do Núcleo de Astronomia do Espaço.

Descrição Imagem
Exemplar de edição anterior do calendário astronômico, que neste ano tem como tema a exploração espacial Alice Sá / Espaço do Conhecimento UFMG