Evento acadêmico

'Semana do fogo' discute ações de prevenção e combate a incêndios

Ver cartaz do evento >

Estudantes do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) promovem, de 10 a 12 de agosto de 2021, um ciclo de debates on-line sobre queimadas, incêndios e destruição do meio ambiente no território brasileiro.

Intitulado Semana do fogo, o evento reunirá professores e cientistas que trabalham com pesquisas sobre a ecologia do fogo, monitoramento e recuperação ambiental, assim como profissionais de educação ambiental, representantes de comunidades atingidas e dos movimentos dos Sem Terra (MST) e dos Atingidos por Barragens (MAB).

As atividades são organizadas pela Tatú’Queimano e pelo Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas da UFMG. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo Sympla. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail daberthalutz@gmail.com ou pelas páginas do Diretório Acadêmico e do Tatú’Queimano no Instagram.

Programação
Na terça-feira, dia 10, a discussão estará centrada nos conhecimentos em ecologia do fogo, preservação ambiental, restauração de ambientes degradados, monitoramento ambiental e vigilância epidemiológica. O debate reunirá a professora Renata Libonati, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e os docentes Fernando Silveira, Giliane Trindade e Thiago Shizen, da UFMG.

Os debates do segundo dia abordarão experiências de grupos que lidaram com incêndios e queimadas. Com o tema O fogo aconteceu: como passar por isso?, a mesa terá a presença de Fernanda de Oliveira, do Movimento Atingidos por Barragens, Cláudia Pinho, da Rede de Comunidades Tradicionais Pantaneiras, Márcia Marques, do SOS Mata do Havaí, e Beto Palmeira, da Via Campesina.

No último dia (12), Karina Berbert, da Universidade Estadual de Campinas, Samuel Costa, do Movimento sem Terra, Christian Berlinck, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, e os professores Eugênia Batista e Ubirajara de Oliveira, ambos da UFMG, discutirão o tema O fogo vai acontecer: o que fazer?, centrado na perspectiva preventiva.

Mais detalhes sobre a programação completa estão disponíveis na página do Tatú’Queimano no Instagram.

Descrição Imagem
A região do Pantanal, no Mato Grosso do Sul, foi atingida, em 2020, por incêndios de grandes proporções Mayke Toscano | Secom-MT