Exposição de cartões-postais do acervo de Alaíde Lisboa
Cartões-postais colecionados e recebidos por Alaíde Lisboa, escritora, educadora, ex-vereadora e professora emérita da UFMG, fazem parte da mostra 'A história contada em mensagens: uma exposição dos cartões-postais do Acervo da Professora Alaíde Lisboa de Oliveira', aberta à visitação no período de 13 de março a 17 de abril de 2019, na Biblioteca da Faculdade de Educação da UFMG (FaE).
Considerada referência na história da educação mineira, Alaíde é autora de clássicos infantis como 'A bonequinha preta' e 'O bonequinho doce'. A educadora viveu até os 102 anos de idade e, no seu centenário, em 2004, esteve na Biblioteca da FaE para inaugurar uma placa em sua homenagem.
Coleção
A coleção particular de Alaíde Lisboa, por ela doada à UFMG, é composta por aproximadamente oito mil itens, entre eles, documentos dos séculos 18 ao início do 21, cartões-postais, livros didáticos, paradidáticos e literários. Possui também fotos, vídeos, CDs, bonecas, placas comemorativas, troféus, móveis e manuscritos. Em fase de catalogação e remanejamento, estará disponível para consulta na Biblioteca da Faculdade de Educação em 2019.