Evento cultural

Exposição na FaE denuncia sexismo e etarismo nas artes

Até 22 de julho, o Espaço de Poéticas da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG abriga a exposição Despidas do tempo, com obras do Coletivo Art+, grupo formado pelas artistas Conceição Perrout, Joana Peixoto, Sonia Burgareli, Thelma Quevedo e Therezinha Oliveira, todas com mais de 60 anos de idade. A curadoria é de Sonia Burgarelli e Daniele de Sá Alves.

“Nós continuamos nosso fazer artístico atemporal frente ao preconceito sexista e etarista existente em nossa sociedade, inclusive imposto pela maioria dos editais e propostas nas artes visuais, em que se preconiza limite de idade para participação, como se a criatividade e o fazer artístico fossem competência apenas de pessoas jovens”, diz o material de divulgação das artistas. A visitação de Despidas do tempo pode ser feita gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h, e aos sábados, das 6h às 18h.

Colcha de retalhos
A exposição é composta por trabalhos individuais e coletivos, com pinturas, esculturas, desenhos e uma colcha de retalhos. Os trabalhos abordam temáticas variadas como memória, universo feminino, isolamento social, paisagem e ancestralidade. A colcha de retalhos, uma colaboração entre as artistas, é vista como um enfrentamento aos clichês direcionados historicamente à arte feminina que, ao abordar a domesticidade, gênero, sexualidade, maternidade e maturidade, é estigmatizada como irrelevante. 

A colcha também é vista como um espelho da diversidade, já que, mesmo sendo visualmente distintos pelas cores, formas e materialidade, os retalhos compartilham da mesma reflexão sobre a memória, a experiência e a maturidade feminina na contemporaneidade

“A exposição desse coletivo de mulheres artistas é um convite à vida. É pela narrativa poética que elas compõem e criam suas obras, compartilhando suas histórias, sua maneira de ser e perceber o mundo. No coletivo, a beleza da criação instaura um lugar de reinvenção de si mesma para resistir à vida. São imagens, desenhos, dores, sonhos e afetos de mulheres artistas cujas obras descrevem sua existência”, informa o texto de divulgação.

Descrição Imagem
Detalhe da colcha de retalhos: enfrentamento aos clichês direcionados historicamente à arte feminina Foto: divulgação

Ficha técnica

Serviço

15 a 22 de julho de 2024

Faculdade de Educação

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca

Campus Pampulha da UFMG