Evento cultural

Exposição virtual explora conceitos de travessias em 50 obras fotográficas

A exposição fotográfica Travessias, vinculada ao projeto de extensão homônimo da UFMG, está sendo lançada virtualmente por meio das redes sociais do grupo (Instagram, Facebook e Blogspot) e com audiodescrição de todas as imagens nas plataformas de podcasts Anchor e Spotify – Travessia Fotográfica. A cada semana, um novo podcast com diálogos sobre travessias também será lançado. Algumas fotografias já estão disponíveis, outras serão compartilhadas paulatinamente. A exposição ficará disponível permanentemente no blog após a postagem de todas as fotos.

A mostra propõe-se a integrar diferentes formas de apropriação da linguagem fotográfica para compor o conceito de travessias, perpassando diferentes áreas do conhecimento. Ela é composta de 50 fotos, organizadas em 10 séries, selecionadas pela curadoria em concurso realizado no segundo semestre de 2019, no qual foram recebidas mais de 200 imagens. O projeto reúne 28 autores, entre alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Geografia, Letras, Música e Turismo, além de professores e servidores técnico-administrativos da UFMG.

Vinculado à Casa da Glória, em Diamantina, o projeto de extensão que deu origem à mostra surgiu durante uma travessia Itambé–Rio Preto, realizada por estudantes de pós-graduação em Geografia da UFMG, em 2017. No ano passado, o projeto passou a contar com a colaboração de estudantes, professores e servidores de outras áreas da UFMG e se consolidou com a aprovação na terceira chamada do edital do Programa de Apoio Institucional a Eventos (Paie).

A mostra, que deveria ter sido inaugurada durante a edição de março do projeto Domingo no campus e montada, no mês seguinte, no IGC, em Belo Horizonte, e na Casa da Glória, em Diamantina, teve de ser adaptada ao ambiente virtual em virtude da pandemia de Covid-19.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail  travessiafotografica@gmail.com.

Descrição Imagem
Uma das imagens da exposição 'Travessia' Luciana Gontijo