Evento cultural

Férias no Espaço do Conhecimento UFMG

O Espaço do Conhecimento está com atrações especiais para o período de férias, destinadas a públicos de todas as idades. 

No dia 20, às 15h, 'Desvendando o Homo Sapiens' convida os visitantes a fazerem um retrato-falado da espécie humana. E em 'Enigma rupestre', nos dias 24 e 26 de julho, às 15h, os mediadores do museu vão revelar a complexidade da leitura de pinturas rupestres. O público receberá papéis com frases simples para representá-las em desenho. Em seguida, o material será repassado a outros participantes, que tentarão decifrar a mensagem na ilustração. As duas atividades têm classificação livre.

No dia 21, os visitantes conhecerão curiosidades biológicas a partir da cultura dos indígenas maxakalis, que vivem às margens do Rio Doce, onde houve um rompimento de barragem. Bestiário do 'novo' Rio Doce propõe que as crianças imaginem quais formas de vida ainda existem lá e criem três animais para compor seu ecossistema, colaborando para uma coleção de espécies.

Mitos
Os indígenas são também foco da ativdade de contação de história 'Brasil e suas Aldeias: mitos, contos e culturas', que revela curiosidades sobre várias populações do país, como a maxakali, que habita o Norte de Minas Gerais e acredita na força da relação entre deuses e animais, e a munduruku, do Norte do país, que toca a flauta parasuy, instrumento importante para seus rituais religiosos. A contação está marcada para 22 de julho, às 15h, e é livre para todas as idades.

Oficina
A oficina 'A vista que sonhamos', no dia 27, aborda a ação humana no meio ambiente,  como a mineração modifica as paisagens e afeta a vida de espécies. Ao final, os participantes vão falar sobre a vista perfeita que imaginam para o bem-estar da fauna e da flora.

Artes
Em 'Diário de bordo: navegantes e ilustrações', no dia 28 de julho, às 15h, desenhos antigos de quem desbravou o mar serão usados para contar como animais, plantas e lugares eram descritos no período das navegações. No mesmo dia, às 18h30, 'Cosmogonia grega e outras histórias' desvenda a mitologia de um dos povos mais famosos da Antiguidade, com narrativas que envolvem criaturas fantásticas, como semideuses, centauros e o Pégaso. As duas contações têm classificação livre.

No dia seguinte, 29 de julho, às 15h, Jogos Teatrais convida todo mundo a soltar o corpo e a imaginação, As vão se divertir com técnicas teatrais. A partir de metodologias lúdicas, os participantes vão descobrir um pouco sobre o universo do teatro e seus elementos.  A classificação etária é a partir de 6 anos.

Descrição Imagem
Espaço do Conhecimento UFMG Lucas Braga/UFMG