Evento cultural

16º Festival de Verão: defesa da liberdade e do respeito às pluralidades é o eixo das reflexões do terceiro dia

Nesta sexta-feira, dia 11 de fevereiro de 2022, o Festival de Verão da UFMG será dedicado ao tema Emergências: ver com olhos livres. O evento, cujas discussões estão voltadas para o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, está sendo transmitido pelo canal Cultura UFMG no Youtube.

O terceiro dia de programação será aberto com a realização da palestra Modernismos: uma questão de memória. Marcado para as 19h, o encontro conta com a participação da poeta e ex-professora da Faculdade de Letras da UFMG Vera Casa Nova e visa discutir a prática da liberdade, da escuta e do respeito às pluralidades no contexto cultural. A apresentação será mediada pela coordenadora do Campus Cultural UFMG em Tiradentes, Verona Segantini.

Às 20h, com um propósito similar ao da palestra, a programação prevê uma roda de conversa sobre o exercício da liberdade unido à visão e escuta de novas perspectivas. Participarão do bate-papo Ana Cláudia de Assis, pianista e professora associada da Escola de Música da UFMG, Gabriela Guerra, artista, pesquisadora e cofundadora do coletivo Black Horizonte, e Marcos Alexandre, professor titular da Faculdade de Letras da UFMG. A mediação também ficará a cargo de Verona Segantini.

O 16ª Festival de verão UFMG prossegue até sábado, 12 de fevereiro. A programação está disponível no site do evento.

Culturas em movimento
Neste ano, o Festival promove ampla reflexão sobre o movimento modernista, que está completando 100 anos. O tema desta edição, que terá duração de quatro dias, é Culturas em movimento: olhares da UFMG sobre a Semana de Arte Moderna.

Na abertura do evento, realizada na noite de quarta-feira, dia 9, foi realizada uma homenagem ao artista indígena Jaider Esbell, morto em novembro do ano passado. A homenagem foi conduzida pela professora Lúcia Pimentel, da Escola de Belas Artes.

Descrição Imagem
O professor Marcos Alexandre, da Faculdade de Letras, é um dos integrantes da programação desta sexta-feira Matheus Soriedem