Evento cultural

Filme inspirado no mito da Caverna de Platão será exibido nesta sexta pelo projeto Cineam

Premiado no Festival de Cannes e indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, o longa-metragem Dente canino (Grécia, 2009), dirigido por Yorgos Lanthimos, é a atração de junho do projeto Cineam, iniciativa do Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (Neam) da Faculdade de Letras e do Departamento de Filosofia da Fafich.

A película será exibida nesta sexta-feira, 10 de junho de 2022, às 19h, na sala B4012 do CAD 2 (ao lado da Faculdade de Letras, no campus Pampulha), com entrada gratuita e aberta ao público.

Inspirado no mito da Caverna de Platão, o filme conta a história de uma família grega que vive em uma casa isolada por uma alta cerca que os três filhos nunca puderam ultrapassar. Os jovens são educados apenas pelo pai e pela mãe, sem nenhuma interferência do mundo externo, em um contexto de homeschooling bastante perturbador.

Dente canino é o primeiro longa autoral de Yorgos Lanthimos, que nasceu em Atenas e estudou artes visuais na Hellenic Cinema and Television School Stavrakos. Após trabalhar com vídeos publicitários, ele dirigiu curtas-metragens e foi codiretor de O kalyteros mou filos (2001). Lanthimos dirigiu outras obras premiadas, como O lagosta (2015), O sacrifício do cervo sagrado (2017) ‒ adaptação livre do mito do sacrifício de Ifigênia, na versão do dramaturgo Eurípides ‒  e A favorita (2018). Atualmente, está envolvido na produção de Poor things.

Antiguidade e Medievo
O Cineam é projeto de exibição mensal, durante o semestre letivo, de filmes ligados a temas da Antiguidade e do Medievo. Além do cultivo do cineclubismo, um dos seus objetivos é a divulgação de textos relacionados aos temas ou filmes exibidos, de eventos especiais sobre cinema e atividades correlatas.

Descrição Imagem
'Dente canino' retrata uma família na qual os três filhos jovens são educados exclusivamente pelos pais Divulgação