Evento cultural

Sexta, às 9h: Grupos da EBA e da Escola Guignard promovem mostra de performance

Em homenagem aos 20 anos da primeira Manifestação internacional de performance (MIP) em Belo Horizonte, em 2003, será realizado amanhã, 1º de dezembro de 2023, o Rebobina MIP. O evento foi concebido no âmbito da disciplina Corpo feminino na cidade, da pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, com a parceria do artista Marco Paulo Rolla, professor da Escola Guignard, e sua turma de Performance, que no último sábado, 25 de novembro, promoveu a tradicional Mostra Perplexa!.

No Espaço Comum Luiz Estrela, a partir das 9 horas, serão apresentadas performances, algumas em vídeo, e os participantes debaterão o impacto da MIP na cena dessa arte no Brasil em três mesas de bate-papo. Nessas conversas estarão presentes artistas, críticos e historiadores da arte que participaram da MIP ou desenvolveram trabalhos sobre artistas que atuaram no evento: Marco Paulo Rolla, Marcos Hill, Rita Lages Rodrigues, Leonora Weissmann, Marcelino Peixoto, Wilson de Avellar, Marlon de Paula,  Anna Raylander, Marília Andrés Ribeiro e Luiza Alcântara Cavalcante.

Serão projetadas videoperformances do Duo Paisagens Móveis (Bárbara Lissa e Maria Vaz), de Mariana Hauck, Catarina Maruaia e do arquivo da MIP. As performances presenciais estarão a cargo de Danielle Monteiro, Júlia Maria, Paula Raia, Karoline Stephanie, Luisa Godoy, Trícia Morais, Jeanne O. Santos, Luciana Lanza, Camila Lacerda, Carol Bicalho e Marlon de Paula.

Descrição Imagem
O Centro de Experimentação e Informação de Arte (Ceia) participou da primeira edição da Manifestação Internacional de Performance (MIP), em 2003 Foto: Acervo da MIP

30 de novembro a 1 de dezembro de 2023

Espaço Comum Luiz Estrela