Evento acadêmico

Hoje, às 17h: Enfermagem e Medicina lançam suplemento sobre a tríplice carga de doenças no Brasil

Ver cartaz do evento >

Nesta segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022, a partir das 17h, será lançado, no canal da Escola de Enfermagem no YouTube, o suplemento da Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, que reúne análises sobre a tripla carga de doenças no Brasil, caracterizada pela concomitância de doenças infecciosas, crônicas e de causa externa.

Coordenado pela professora Deborah Carvalho Malta, da Escola de Enfermagem da UFMG, e pelo professor Antonio Ribeiro, da Faculdade de Medicina, o suplemento traz análise de dados de 360 doenças e lesões e 84 fatores de risco por idade e sexo produzidos por estudos publicados em 2019. A professora Deborah Malta relata que foram utilizadas as estimativas do estudo Global Burden Disease (GBD), do Institute of Health Metrics and Evaluation (IHME), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

“As estimativas do GBD são importantes em virtude da padronização de métodos, que possibilita a comparação entre os estados, a evolução temporal, para apoiar tanto a correta compreensão dos problemas de saúde do país quanto o planejamento das ações em saúde”, afirma.

Risco e mortalidade
Deborah Malta destaca alguns artigos, como os que abordam os fatores de risco metabólicos – hipertensão arterial e obesidade, por exemplo –, que respondem pelo aumento da carga de doenças crônicas não transmissíveis, e aqueles sobre a alta mortalidade prematura provocada pelas quatro principais doenças crônicas (cardiovascular, respiratórias crônicas, câncer e diabetes), devido aos seguintes fatores de risco: tabaco, álcool, inatividade física, alimentação inadequada. O suplemento traz ainda estudos sobre a alta carga de incapacidade por dor lombar, osteoartrite, artrite reumatoide e gota no Brasil, além de câncer, saúde bucal, violência e HIV.

Outro destaque são os estudos sobre a pandemia de covid-19, que mostram o aumento de óbitos e a redução de internações hospitalares por outras doenças crônicas, como cardiovasculares, respiratórias e câncer.

O suplemento é resultado de parceria da Rede GBD Brasil – Carga Global de Doenças, coordenada pelos professores Deborah Carvalho Malta e Antonio Ribeiro, com a Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, o Institute of Health Metrics and Evaluation (IHME) da Universidade de Washington e outras universidades brasileiras.

A participação no evento é gratuita, e não há necessidade de inscrição prévia.  

Ficha técnica

Serviço

14 de fevereiro de 2022

17h

Canal da Escola de Enfermagem no Youtube

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca