Evento acadêmico

Live divulga 200 livros sobre educação 'para entender o Brasil' escolhidos em enquete nacional

O Portal do Bicentenário promove nesta quarta, 24, a partir das 19h, roda de conversa que vai divulgar e discutir os resultados de enquete nacional em que foram escolhidos 200 livros sobre educação “para entender o Brasil”. Os resultados serão publicados no Portal durante a live, que será transmitida pelo canal da iniciativa no YouTube.

A enquete, que colheu opiniões de professores da educação básica e do ensino superior sobre os livros fundamentais para conhecer e transformar o Brasil, foi motivada pela constatação de que, em pesquisas anteriores realizadas por universidades e pela imprensa, as obras sobre a educação no país foram praticamente esquecidas pelas pessoas ouvidas.

O encontro terá participação dos professores e pesquisadores Geovana Lunardi, da Udesc, Marcos Cezar Freitas, da Unifesp, Libânia Nacif Xavier, da UFRJ, Olívia de Medeiros Neta, da UFRN, Aléxia Franco, da UFU, e Luciano Mendes, da UFMG. Aléxia e Luciano farão a mediação.

A metodologia
Os participantes foram convidados a indicar dois livros imprescindíveis para se conhecer o passado e o presente do Brasil e para elaborar projetos de um futuro mais democrático e igualitário. Durante um mês, o formulário foi amplamente divulgado pelo Portal do Bicentenário, pelas instituições parceiras e pelos professores que atuam no desenvolvimento do Portal.

Participaram da enquete 531 docentes de todos os estados brasileiros – 35% deles atuam no ensino superior, 33%, na educação básica, e 32%, em ambos os níveis. Das indicações resultaram 367 livros de 274 autores diferentes, que trazem à tona os grandes temas da educação e da sociedade brasileira nos últimos 200 anos.

O Portal do Bicentenário é uma iniciativa constituída em rede – por universidades, faculdades, programas de pós-graduação, centros e grupos de pesquisa, entidades de representação de pesquisadores e de programas de pós-graduação, sindicatos de docentes, instituições de representação de estudantes, movimentos sociais e cidadãos – que produz, edita, faz curadoria, organiza e publica conteúdos sobre os 200 anos da Independência do Brasil e seus desdobramentos, analisados por distintos campos do conhecimento (científicos e escolares), na arte, na cultura e nos mundos do trabalho. O objetivo central é contribuir para a construção de uma sociedade igualitária e democrática, sem violência e discriminação de qualquer natureza.

Descrição Imagem
'Pedagogia do oprimido', de Paulo Freire, foi a obra mais votada Divulgação