Evento acadêmico

Luto perinatal é tema de live promovida por projeto de extensão nesta quinta

Ver cartaz do evento >

O projeto de extensão Renascer: cuidados paliativos perinatais desenvolverá, mensalmente, o momento Clube do livro, atividade que propõe uma exposição dialogada de livros relacionados à temática. O período perinatal, assunto principal da iniciativa, é o intervalo entre a 20ª semana de vida intrauterina e o 28º dia pós-neonatal. Nesse período, a criança passa por modificações significativas em seu organismo, principalmente no momento do parto, quando ocorre grande alteração em seu ambiente de vida.

A primeira edição da atividade será realizada no dia 17 de junho de 2021, às 18h, com o livro Como lidar: luto perinatal, escrito por Heloísa Oliveira Salgado e Carla Andreucci Polido. A obra apresenta as dificuldades das famílias, profissionais e sociedade na condução de situações em que a criança falece durante a gestação ou nos primeiros dias de vida.

Coordenado pela professora da Escola de Enfermagem da UFMG Juliana de Oliveira Marcatto, o projeto busca possibilitar uma colaboração entre as equipes de enfermagem e do Centro de Medicina Fetal do Hospital das Clínicas. A ação coletiva visa gerar contribuições para o planejamento e implementação do cuidado no período do pré-natal, nascimento e pós-parto de mulheres e famílias que vivenciaram as perdas.

A coordenadora destaca questões ligadas ao conflito emocional e à necessidade de cuidado na experiência do luto perinatal. “Apesar da gestação e nascimento serem condições em que se espera celebração e vida, bebês também morrem e muitas famílias vivenciam a experiência. Essa primeira atividade tem o objetivo de difundir conceitos estruturantes relacionados ao cuidado paliativo perinatal e promover reflexões de estudantes e profissionais acerca da prática assistencial”, explica Juliana Marcatto.

O encontro, gratuito, é aberto ao público. Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição. No dia do evento, eles receberão o link no e-mail cadastrado. A atividade acontecerá na plataforma Google Meet.