Evento acadêmico

Mediação pedagógica no aprendizado da língua escrita na Educação Infantil

O evento Ceale Debate de maio receberá Paula Moreira Lanza, supervisora pedagógica em escola no segmento da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I, para tratar do tema 'A Escrita Inventada na Educação Infantil', no dia 28 de maio de 2019, das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG.

Serão apresentadas, no evento, situações de sala de aula organizadas em torno da mediação pedagógica na escrita inventada no contexto da educação infantil.

O tema
 
A produção colaborativa de escritas – escrita inventada – promove ações importantes para o aprendizado da língua escrita na educação infantil, como, por exemplo, a explicação e a argumentação em torno das ideias que a criança tem a respeito do sistema de escrita alfabética.

Partindo do pressuposto de que a mediação pedagógica potencializa os efeitos dessas ações no desenvolvimento das crianças, a palestrante realizou em sua pesquisa um Programa de Escrita Inventada com crianças de cinco anos.

Os resultados do estudo permitiram fazer um levantamento de esquemas que podem ser desencadeados a partir de perguntas bem formuladas e de sinalizações que façam a criança pensar, focar a sua atenção, além de promover um conflito cognitivo apontando para o caminho da compreensão do sistema de escrita alfabética. 
 
A palestrante
 
Paula Lanza é supervisora pedagógica em escola no segmento da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I. Possui graduação em Relações Públicas pelo Centro Universitário de Belo Horizonte Uni-BH, graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva, especialização em Psicopedagogia pela Universidade Fumec e mestrado em Educação pela UFMG. Sua ênfase é a Educação Infantil.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do Ceale - FaE/UFMG)