Evento cultural

Música de Tom Jobim é atração no Conservatório UFMG

No dia 16 de outubro, quarta-feira, às 12h30, o projeto Quarta Cultural apresenta 'Música de Tom Jobim', no Conservatório UFMG. A direção é de Mauro Rodrigues, professor na Escola de Música da UFMG. A apresentação tem entrada franca.

Tom Jobim é um dos mais importantes compositores do cancioneiro brasileiro, sendo figura central no nascimento da bossa nova e sua difusão internacional. Contudo sua obra transcende as fronteiras 'bossanovistas', abrindo novas perspectivas para a música brasileira. Podem ser melodias e harmonias muito simples ou muito complexas, em Jobim há de tudo um pouco, e mais, sempre há a poesia. Além de compositor impar é também um grande poeta.

A apresentação no Conservatório UFMG é parte das atividades da disciplina Prática de Conjunto – Tom Jobim, que propõe o desenvolvimento da qualidade de escuta que é fundamental para o músico. As composições de Jobim trazem consigo muitas sugestões de arranjos que praticamente são da composição. Na apresentação, alguns arranjos são coletivos, concebidos durante as classes, outros realizados pelos próprios alunos em trabalhos extraclasse.

Repertório

- Brigas Nunca mais (Tom Jobim/Vinícius de Morais)
- Wave (Tom Jobim)
- Chovendo na Roseira (Tom Jobim)