Evento cultural

Ópera La Serva Padrona em apresentação no CAD3

Na quarta-feira, 12 de junho, a Série VivaMúsica, da Escola de Música da UFMG, promove. às 18h10, no auditório do Centro de Atividades Didáticas (CAD) 3  do campus Pampulha, o espetáculo operístico La Serva Padrona, do italiano Giovanni Battista Pegolesi, com libreto de Gennaro Federico. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Originalmente criada como uma cena intermediária para ser apresentada no intervalo de Il prisioner superbo, ópera séria do mesmo autor, La Serva Padrona, com seu caráter cômico e atual, faz grande sucesso até os dias de hoje. Antes do espetáculo, às 17h20, acontece palestra relacionada à apresentação da ópera, abordando o tema Um pouco sobre La Serva Padrona, com o cantor Thiago Roussin.

No elenco da versão apresentada na UFMG estão Melina Peixoto (Serpina), André Fernando (Uberto) e Thiago Roussin (Vespone), com direção cênica de Francisco Mayrink e participação da pianista Patrícia Valadão. 

Sinopse e elenco

Uberto é um burguês solteiro que decide se casar para acabar com a opressão de Serpina, sua empregada. Porém, sem se contentar com a atitude do patrão, a empregada vai tentar conquistá-lo, se fingindo de esposa ideal, tendo, para isto, a ajuda de Vespone, outro empregado da casa. 

A soprano Melina Peixoto que dá vida à Serpina, é mestre em Performance Musical e Bacharel em Canto Lírico pela UFMG. Já se apresentou como solista com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra de Câmara do Vale do Aço, entre outras. Foi professora da Escola de Música da UFMG, Uemg e UFSJ e atualmente, integra o Coral Lírico de Minas Gerais. 

O baixo André Fernando, o Uberto do espetáculo, é bacharel em Canto Lírico pela Uemg, e tem se destacado em trabalhos como solista junto à Cia Mineira de Ópera. Membro efetivo do Coral Lírico de Minas Gerais, além de participar de inúmeras apresentações de ópera como coralista, destaca-se também como solista em diversas montagens no Palácio das Artes. Recentemente, também foi Uberto de La Serva Padrona com a Orquestra de Câmara do Vale do Aço. 

O baixo Thiago Roussin, que encarna o empregado Vespone, possui bacharelado em Canto Lírico pela Uemg, tendo se apresentado inúmeras vezes como cantor contratado do Coral Lírico de Minas Gerais. É constantemente convidado como palestrante do Núcleo de Ópera da Fundação Clovis Salgado (Palácio das Artes), sendo especialista em Ópera Italiana e História da Ópera. Já se apresentou como solista em diversas óperas e foi vencedor de concursos de Canto Lírico, além de Semifinalista do 8o Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, em 2008. 

Patrícia Valadão, pianista e cravista que acompanha a ópera, é professora da Escola de Música da UFMG e possui doutorado pela Unicamp e mestrado e bacharelado pela UFMG. Apresenta-se junto à Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, além de ser pianista acompanhadora nos principais concursos de Canto Lírico do Brasil e da Europa.

(Fonte: Assessoria de Comunicação da Escola de Música UFMG)

Descrição Imagem
Ópera tem entrada gratuita na UFMG Lucas Braga/UFMG