Evento cultural

Palestra da escritora Conceição Evaristo é destaque da programação do Festival de Inverno

Uma das principais expoentes dos movimentos de valorização da cultura negra no Brasil, a escritora Conceição Evaristo fará, nesta quinta-feira, 17 de setembro de 2020, a partir das 19h, palestra no âmbito do Seminário Culturas em Pensamento, um dos eixos da programação do 52º Festival de Inverno UFMG.

Escritora há 30 anos, Conceição é doutora em Literatura Comparada (UFF), autora dos romances Ponciá Vicêncio e Becos da memória, dos livros de contos Insubmissas lágrimas de mulheres, Olhos d’água e Histórias de leves enganos e parecenças, da antologia Poemas da recordação e outros movimentos. Ela também participou da série Cadernos negros e de antologias estrangeiras, entre as quais, Schwarze prosa e Schwarze poesie (Alemanha), Fourteen female voices from Brazil (Estados Unidos) e Chimurenga people (África do Sul).

Depois da exposição de Conceição Evaristo, a doutoranda em Antropologia na UFMG Célia Xakriabá e o MC Roger Deff participam da roda de conversa Direito de existir: território e saberes. Com mediação da professora Carla Coscarelli, eles vão abordar as políticas de exclusão que afetam as populações periféricas e indígenas, a luta contínua desses grupos e os saberes plurais que se criam nos territórios habitados por eles.

Célia, que pertence à etnia Xakriabá, atua no movimento indígena brasileiro. É mestra em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília (UnB), assessora parlamentar e professora. Ela afirma que sua primeira "escola" foi a luta centrada na reestruturação do sistema educacional, no apoio às mulheres e à juventude dos Xakriabá.

MC Roger Deff é jornalista com especialização em Produção e Crítica Cultural pela PUC Minas e mestrando do Programa de Pós-graduação em Artes da UEMG, onde desenvolve pesquisa sobre o hip hop de Belo Horizonte. No ano passado, ele lançou seu primeiro trabalho, o álbum Etnografia suburbana, que tem a cultura de matriz africana e a resistência do povo negro como temas. É um dos fundadores da banda Julgamento, uma das mais antigas da cena rap da capital mineira.

Vamos aquilombar
A apresentação cultural do dia, agendada para as 21h30, é o espetáculo teatral A partir daqui. Trata-se de apologia ao afrocentrismo, um chamado ao aquilombamento. Criado pelo ator, diretor e dramaturgo Felipe Oládélè, especialmente para o Festival de Inverno, o espetáculo é uma possibilidade de reconstrução de uma sociedade. Oládélè estudou no Centro de Formação Artística Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado e no Instituto de Cinema de São Paulo. Fundou a Companhia Negra de Teatro em 2015, por meio da qual circula hoje com o espetáculo Chão de pequenos. Desde 2017, atua no espetáculo Preto, da Companhia Brasileira de Teatro, com direção de Marcio Abreu. No cinema, atuou em filmes como Apto420 (Dellani Lima), Velhoeste (Thiago Taves Sobreiro) e Coiote (Sérgio Borges).

Transmissão e certificados
As três atividades serão transmitidas pelo canal Cultura UFMG no Youtube. A palestra e a roda de conversa valerão certificados para os participantes que se inscreverem por meio deste link. A programação do evento está disponível no site oficial.

Descrição Imagem
Conceição Evaristo é uma das principais vozes da cultura negra no Brasil Arquivo pessoal