Evento acadêmico

Palestra de Béatrice Turpin sobre representação das periferias e juventude francesas

Béatrice Turpin, da Universidade de Cergy-Pontoise e Universidade Paris-Seine, na França, realiza, em 2 outubro, a palestra A representação das periferias francesas e de sua juventude por meio de jornais de blogs dos habitantes locais. O debate acontece das 19h às 20h40, na sala 4073 da Fale UFMG, e integra as Atividades Acadêmicas Complementares do Noturno.

Sobre a palestrante

Béatrice Turpin é professora da Universidade de Cergy-Pontoise/Universidade Paris-Seine (França) e integrante do Centro de Pesquisa LT2D (Léxico, Textos, Discursos, Dicionários) dessa universidade (Centro Jean Pruvost). Depois de ter trabalhado sobre Saussure, mais particularmente sobre os estudos discursivos e textuais do linguista suíço, suas pesquisas voltaram-se para a lexicologia e, depois, para a análise do discurso, tomada do ponto de vista de uma semiótica discursiva que integra as metodologias da linguística de corpus. Nesse contexto, ela organizou uma coletânea sobre o espaço das periferias populares e suas representação, intitulada Discurso e semiotização do espaço (Discours et sémiotisation de l’espace, L’Harmattan, 2012).

Em linhas gerais, suas pesquisas abordam a análise de discursos políticos e sociais contemporâneos do ponto de vista de uma pragmática discursiva. Nesse sentido, ela publicou, no Brasil, o artigo: "A discriminação dos ciganos na imprensa francesa do início do século XXI" (trad. C. L. de Brito et A. S. Chaves), no livro Representações do outro (organizado por G. Lara e R. Limberti). Belo Horizonte, Autêntica, 2016.

(Fonte: Fale)

Descrição Imagem
Pesquisadora aborda o tema da representação Divulgação