Evento cultural

Performances e mostra com resultados de oficinas no penúltimo dia do 55º Festival de Inverno

O penúltimo dia do 55º Festival de Inverno terá performances e mostra com os resultados das oficinas realizadas no Centro Cultural UFMG. Nesta quarta-feira, 26 de julho de 2023, a Praça de Serviços da UFMG recebe a artista indígena Uýra, que apresentará Espiral da morte, às 13h. Sua performance aborda e entrecruza dois fenômenos biológicos e dois fenômenos socioculturais no Brasil.

Mais tarde, às 19h, ocorrem dois eventos. No primeiro andar da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG (Fafich), o coreógrafo Rui Moreira apresenta Sopapo, ato performático interativo inspirado na vibração da pele do tambor como reverberação da vida. No Centro Cultural UFMG, haverá uma mostra final das oficinas e residências realizadas no museu. O objetivo é apresentar os resultados e as produções das oficinas (A)bordar a escrita, com leitura de cartas; Edição de poesia em tipografia, com exposição das impressões; e Oficina de Zine: afeto e resistência, com troca de zines.

A última apresentação ocorre às 20h, também no Centro Cultural, com o grupo Jazz a Três, formado pelos músicos Anderson Araújo, Ivan Resende e Luiz Moreira. O trio, que iniciou suas atividades em 2008, prioriza repertório com standards do jazz e da música brasileira, com o intuito de aproximar o gênero do público e popularizar a música instrumental.

Exposições
Durante todo o Festival, cinco exposições estão abertas para visitação, sendo três no Centro Cultural, uma no saguão da Reitoria e outra no Espaço do Conhecimento. Todas têm entrada gratuita. Shirley Paes Leme é a autora dos trabalhos expostos em Respiração, que trata da relação dos filtros de ar-condicionado com a respiração. Em Carta aos escritores do meu ramo, Lucia Castello Branco reúne cartas que trocou com a escritora portuguesa Maria Gabriela Llansol, além de seus manuscritos e publicações.

Edgar Kanaykõ Xakriabá assina a exposição Marco ancestral, com fotografias que trazem o olhar indígena para a universidade e para os espaços de arte da cidade. Culturas de resistência – Substratos transformadores, com curadoria de Fabrício Fernandino e Mateus Souza, reúne desenhos, pinturas, gravuras, manuscritos, registros audiovisuais, fotolitos, instalações, objetos artesanais, sites interativos, podcasts, fotografias e publicações dos acervos da universidade que evocam a noção de resistência cultural. Mundos indígenas, no Espaço do Conhecimento, apresenta a história dos povos indígenas pelo olhar de curadores indígenas dos povos Yanomami, Ye’kwana, Xakriabá, Tikmῦ’ῦn (Maxakali) e Pataxoop.

A programação, gratuita, segue até o dia 27 com mesas-redondas, shows, oficinas e mostras de diferentes manifestações culturais do país.

International Congress of Aesthetics
UFMG também sedia o principal congresso de estética do mundo. Na Fafich, o 22nd International Congress of Aesthetics terá, até 28 de julho, palestras com acadêmicos de mais de 20 países. A programação pode ser consultada no site do evento.

Descrição Imagem
Jazz a Três é uma das atrações do penúltimo dia do Festival de Inverno Foto: divulgação

Atividades do 8º dia do Festival de Inverno da UFMG
Data: 26 de julho de 2023