Evento acadêmico

Pesquisadores brasileiros e estrangeiros discutem diversidade fúngica em matas nebulares

Será realizado nesta quarta e quinta-feira, 24 e 25 de março de 2021, o I Simpósio em diversidade e conservação de fungos em matas nebulares (1st Symposium of Fungal Diversity and Conservation in Cloud Forests), que reunirá palestrantes de 18 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.

O evento, apoiado pela Capes e pela Pró-reitoria de Pesquisa da UFMG, já conta com mais de 700 inscritos de 10 países. Ele é desdobramento das atividades dos grupos de pesquisa do Laboratório de Biologia Molecular e Computacional de Fungos e MIND.Funga (Micolab), que trabalha no aprofundamento do conhecimento da funga – comunidades de fungos – das matas nebulares. Também conhecidos como nuvígenas ou florestas de altitude, esses ecossistemas são encontrados acima de 1 mil metros de altitude e estão inseridos em ambientes saturados de umidade e condensação decorrentes de massas de ar que se deslocam a partir do mar ou da frequência constante de chuvas.

O evento é aberto a estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores que se interessam pelas áreas de ciências biológicas e exatas (Inteligência Artificial). Os palestrantes (nacionais e internacionais) apresentarão resultados de pesquisas desenvolvidas com fungos em matas nebulares ao redor do mundo, sob a ótica da biodiversidade, do potencial de descoberta de novas espécies, da ecologia e conservação.

Das 'formigas zumbis' à diversidade fúngica na Índia
O primeiro dia de palestras trará, por exemplo, conferências sobre Os fungos e formigas zumbi nas florestas tropicais brasileiras: perspectivas futuras, com João Paulo Machado de Araújo, da Universidade da Flórida, Inteligência artificial para coleta e identificação de imagens de macrofungos com base na comunidade, do professor Aldo von Wangenheim, da Universidade Federal de Santa Catarina, e Macrofungos de bosques publicados e sua importância etnoecológica no Choco Ecuatoriano, com o professor Jhonatan Paul Gamboa Trujillo, da Universidade Central do Equador.

No segundo dia, a programação incluirá discussões sobre Vislumbres de diversidade fúngica da Índia, com Kiran Ramchandra Ranadive, da Annasaheb Magar Mahavidyalay, e Corte uma árvore, destrua uma vila de fungos: microbiomas da árvore da floresta tropical e ciclo de vida dos fungos, de Daniel Churchill Thomas, pesquisador associado do Whitman College na Alemanha.

Para participar do I Simpósio em diversidade e conservação de fungos em matas nebulares, o interessado deve preencher formulário disponível no site do evento, onde a programação está disponível