Evento acadêmico

Professor da UFBA fala sobre tecnologias limpas em encontro do ciclo Aesap

Ver cartaz do evento >

Conceitos, contextos e aplicações das tecnologias limpas no Brasil serão abordados pelo professor Francisco Ramon do Nascimento, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e líder da Rede de Tecnologias Limpas (Teclim), na próxima edição do encontro mensal do Ciclo Aberto de Encontros da disciplina Avaliação de Ecoeficiência e Sustentabilidade Aplicada a Projetos (Aesap).

O evento ocorre virtualmente, na plataforma Microsoft Teams, na próxima quarta-feira, 19 de abril de 2023, às 19h. Ouvintes que participarem pela primeira vez do Ciclo devem preencher o formulário eletrônico para registro e acesso ao link da transmissão.

O moderador da mesa é o professor Eduardo Coutinho de Paula, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (Desa/UFMG). Os comentários ficarão a cargo da professora Gemima Arcanjo, da área de Engenharia Ambiental da UFBA e membro do Grupo de Resíduos Sólidos e Efluentes (GRSE) e da Rede Teclim.

Produção sem poluição
Em 1998, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) lançou a Declaração Internacional Sobre Produção Mais Limpa. Seu conjunto de princípios despertar as empresas a produzirem com menos impacto ambiental. Um ano depois da Declaração, foi formalizada a Teclim, na UFBA, projeto do qual o professor Francisco Ramon é líder desde 2020.

A metodologia da produção mais limpa tem sido desenvolvida com base no conhecimento europeu sobre gestão de resíduos e desperdícios energéticos e materiais. Como forma de disseminar essa técnica, foram implantados, nos anos 2000, os Centros Nacionais de Tecnologias Limpas (CNTLs) em diversos países que fornecem suporte técnico/financeiro, como Alemanha, Áustria, Holanda e Suíça, e em países subdesenvolvidos e periféricos, que recebem tal suporte -  O Brasil é um deles. A instalação da CNTL no Brasil teve apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

As empresas que passam pelo processo de implantação da produção mais limpa são submetidas à avaliação do processo produtivo e direcionadas à aplicação de técnicas como mudança de processo, matéria-prima, consumo de água e energia, assim como procedimentos operacionais e, eventualmente, mudança do próprio produto.

Trajetória
Francisco Ramon é engenheiro ambiental pela Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia (FTC), tem mestrado e doutorado em Engenharia Industrial pela UFBA e doutorado sanduíche na Cátedra Unesco de Sustentabilidade pela Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), na Espanha. Ele também é professor no Departamento de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da UFBA e no Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento da mesma instituição.

Como líder da Teclim, atua nas linhas de pesquisa de Sustentabilidade e prevenção da poluição, Produção mais limpa e Saneamento ecológico. Ele é pesquisador no Programa Institucional de Uso Racional da Água e Energia da UFBA e membro dos grupos de pesquisa em Agroecologia e Tecnologias Socioambientais (TecAmb/IFBA) e em Saneamento Sustentável (GPSS/UEFS). O professor também atua na Câmara Temática de Gestão da Água do Painel Salvador de Mudança do Clima, na Bahia.

Ciclo Aberto Aesap
O Ciclo Aberto é um projeto de extensão da UFMG, realizado pelo Desa e instituições parceiras, que surgiu da disciplina Avaliação de ecoeficiência e sustentabilidade aplicada a projetos, do Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SMARH). Seu propósito é atingir o público externo com encontros gratuitos e de livre participação sobre questões ambientais e sustentabilidade.

Descrição Imagem
Professor lidera grupo que pesquisa tecnologias limpas há mais de 20 anos Foto: domínio público

Encontro on-line Tecnologias Limpas: conceitos, contextos e aplicações
16º Ciclo Aberto de Encontros da Aesap