Evento acadêmico

Programa 'Aproxime-se', do Caed, promove debate sobre questões étnico-raciais na educação

Ver cartaz do evento >

O programa de extensão Aproxime-se, do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) da UFMG, vai realizar nesta quinta-feira, 25 de novembro de 2021, às 17h, a mesa de conversa Relações étnico-raciais e educação. O evento, on-line e gratuito, será transmitido pelo YouTube, com tradução em Libras.

Como ponto de partida para as discussões, o encontro exibirá o curta-metragem Amador, Zélia, da produtora Floresta Urbana, que aborda a vida da professora Zélia Amador, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Inspirados no documentário, os convidados debaterão questões étnico-raciais na educação.

A discussão reunirá a professora Silvani Valentim, do Departamento de Educação do Centro Federal de Educação e Tecnologia de Minas Gerais (Cefet-MG), líder do Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-brasileiros (Neab) da instituição, e as coordenadoras dos polos da Universidade Aberta do Brasil em Bom Despacho, Denisse Sousa, e em Jaboticatubas, Nair Siqueira. As bolsistas Nathalia Costa e Maria Augusta de Oliveira também vão participar do debate, mediado pela diretora adjunta do Caed, Bruna Gonçalves.

Serão emitidos certificados por meio da lista de presença que será liberada durante a live. Mais informações podem ser obtidas no site do projeto.

Zélia Amador
A professora universitária, artista e militante do movimento negro Zélia Amador é mestre em Estudos Literários pela UFMG, graduada em Letras e doutora em Ciências Sociais pela UFPA. Atualmente é professora do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da UFPA e assessora de Diversidade e Inclusão da instituição. Foi vice-reitora da federal paraense, de 1993 a 1997, membro do Grupo de Trabalho Interministerial de Valorização da População Negra (GTI), de 1996 a 2001, e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras (ABPN), de 2010 a 2012.

Descrição Imagem
Professora Zélia Amador foi vice-reitora da UFPA Alexandre de Moraes | UFPA