Programa 'Ruptura', da Escola de Engenharia, promove palestras sobre inovação e empreendedorismo
O Ruptura, evento organizado pelo Programa de Inovação na Educação em Engenharia da UFMG, será realizado, em formato on-line, de 24 a 27 de setembro de 2020. Suas linhas de conteúdo são focadas nas mudanças no mercado, no discurso e em histórias inspiradoras de pessoas que geraram impactos positivos na sociedade. Durante os três dias, convidados que são referência em inovação vão falar sobre as tendências do momento e novidades e também vão oferecer conteúdo exclusivo sobre desenvolvimento de projetos. As inscrições, abertas a estudantes de qualquer área do conhecimento, podem ser feitas pelo Sympla.
O evento incentiva o empreendedorismo entre estudantes e os faz sentir-se mais preparados para as mudanças de mercado, de discurso e para a inovação. “O Ruptura se reinventa a cada ano. Nesta quinta edição, o desafio foi ainda maior devido ao contexto de pandemia. Contudo, foi uma oportunidade de elaborar uma proposta ainda mais inovadora, que conta com gama de mentorias e palestras”, explica Paulo Vitor Guerra, sócio-diretor do IEBT Inovação, instituição correalizadora do Ruptura com a Wabtec Corporation.
A expectativa é que as atividades desenvolvidas durante toda a programação possam ajudar o participante a desenvolver seu conhecimento em metodologias de gestão de projetos, a aproximá-lo do mercado de trabalho e a conscientizá-lo do seu potencial transformador para solucionar os problemas da sociedade. “Tudo foi pensado para despertar o lado empreendedor e inovador dos estudantes. Outro diferencial é incentivar o participante a resolver um desafio real, possibilitando uma aprendizagem prática com foco nos problemas do mercado e desafios no âmbito profissional", informa Paulo Guerra.
Durante o evento, os participantes põem em prática os conhecimentos adquiridos por meio da resolução de problemas reais de grandes empresas. A infraestrutura digital garantirá livre trânsito entre palestras, mentorias e salas de descompressão.
Ao fim, os melhores grupos passam por uma banca de avaliação composta de representantes da empresa e organizadores do evento. Os autores das melhores soluções receberão prêmios. Mais informações estão disponíveis no site do Ruptura e podem ser solicitadas pelo e-mail anaptheobald@gmail.com.