Evento acadêmico

Reciclagem de materiais de automóveis será abordada em conferência sobre sustentabilidade

Ver cartaz do evento >

Os desafios e as oportunidades relacionadas à reciclagem de automóveis serão abordados em conferência on-line na próxima quarta-feira, 21 de setembro, pelo engenheiro Daniel Enrique Castro, diretor da Plus Engenharia. A apresentação terá início às 19h, com transmissão pela plataforma Microsoft Teams e acesso gratuito. Para participar, é preciso fazer inscrição em formulário específico.

A atividade integra a programação do ciclo Avaliação de ecoeficiência e sustentabilidade aplicada a projetos (Aesap), iniciativa que surgiu no Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Escola de Engenharia da UFMG e que agrega parceiros de outras instituições.

A destinação ambientalmente adequada para o descarte de automóveis é o centro de preocupação do projeto Save Motors, desenvolvido pela Plus Engenharia, Treinamento e Consultoria. O projeto incentiva centros de reciclagem de veículos na perspectiva da economia circular.

O ferro-velho é um destino conhecido para carros que estão no fim da vida útil. Muitas pessoas buscam esses estabelecimentos para comprar peças raras ou mais baratas para seus veículos. Contudo, nem sempre o descarte dos automóveis é realizado de maneira adequada, o que acarreta desperdício de materiais e prejuízo ao meio ambiente. O projeto Save Motors busca transformar empresas de desmonte de veículos em centros de reciclagem de alta performance com índices de reaproveitamento superiores a 90% em peso do veículo. Assim, os estabelecimentos que somente comercializam peças, sem preocupar-se com o destino ambientalmente correto dos restos dos materiais dos veículos, passam a ter maior rendimento econômico e ainda contribuir para a proteção do meio ambiente.

Na conferência, serão apresentados dados atuais do projeto relacionados ao número de veículos reciclados e aos benefícios ambientais obtidos e as parcerias que estão sendo estruturadas com base no conceito do Save Motors. A apresentação será acompanhada por comentários da engenheira ambiental Jomara Nogueira, do Departamento de Gestão Ambiental (DGA) da UFMG.

Ciclo Aesap
O Ciclo Aberto Aesap foi concebido na disciplina Avaliação de ecoeficiência e sustentabilidade aplicada a projetos e oferece espaço de comunicação entre a academia e a sociedade para tratar de ferramentas de avaliação da sustentabilidade em processos, produtos e serviços. Os encontros do ciclo são mantidos voluntariamente por um grupo de professores e alunos da UFMG e de outras instituições.

Os vídeos das edições anteriores estão no canal do Ciclo Aesap no YouTube. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail ciclo.aesap@gmail.com.

Descrição Imagem
Estabelecimentos de ferro-velho de carros podem se beneficiar economicamente da reciclagem Foto: Pixabay

Ficha técnica

12ª edição do Ciclo Aberto Aesap: Economia circular regional baseada na reciclagem de veículos em fim de vida útil