Evento cultural

Projeto Neurocência na Literatura debate Marcel Proust e a memória afetiva

'Marcel Proust e a memória afetiva' é o tema de debate do projeto Neurociência na Literatura que acontece na terça-feira, 26 de novembro de 2019, na UFMG. O evento tem entrada franca e será sediado no Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD1), sala 414, a partir das 17h.

Participam como debatedores os professores da UFMG, Roxanne Covelo, da Faculdade de Letras, e Bruno Rezende de Souza, do Instituto de Ciências Biológicas. A realização é do Núcleo de Neurociências da UFMG.

Segundo os organizadores, o evento vai levar ao público abordagem literária sobre memória, 'com toques e pitadas de neurociência'.

Expositores

Roxanne Covelo possui doutorado em Letras (UFMG), mestrado em Literatura Comparada (Universidade de Toronto) e graduação em Língua e Literatura Francesa (Universidade de Toronto, magna cum laude). Sua pesquisa se concentra na literatura do século XIX e principalmente no intercâmbio das literaturas francófona e anglófona dessa época. É co-coordenadora do projeto de extensão 'Neurociência na Literatura' na UFMG. Sua atuação profissional é nas áreas de tradução, edição de livros e ensino de idiomas.

Bruno Rezende de Souza é professor adjunto do Departamento de Fisiologia e Biofísica da UFMG. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), especialização em Neurociências e Comportamento pela UFMG (2003), mestrado (2005) e doutorado (2007) em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela UFMG. Realizou pós-doutorado em neurofarmacologia pela UFMG, neurodesenvolvimento pela University of Toronto e neurogenética pelo SickKids Hospital. Atua na área de Neurociências, com ênfase em Neurodesenvolvimento, Neuropsicofarmacologia e Biologia Molecular. Foi subcoordenador (2013 e 2015) e coordenador (2014) da Especialização em Neurociências, vice-presidente (2015) e presidente (2016) da Rede Alumni Canada Brasil.
Atualmente, é coordenador do Núcleo de Apoio às Relações Internacionais do ICB,  coordenador dos projetos NeurocCine e Neurotalk. Foi editor associado do Journal of Negative Results in Biomedicine e é atualmente editor associado do Neuroscience Research Notes; (Currículo Lattes dos autores)

Núcleo de Neurociências da UFMG

O Núcleo de Neurociências, localizado no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais,  é um grupo multidisciplinar de cientistas, formado por biólogos, farmacêuticos, engenheiros, fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, enfermeiros, biomédicos, médicos, dentre outros. Além de pesquisa e publicações, o NNC se destaca pela qualidade didática de seus docentes e por seus projetos de popularização da ciência.

Ficha técnica

Expositores

Núcleo de Neurociências da UFMG

26 de novembro de 2019