Evento acadêmico

Quarta, 13: palestras vão tratar do impresso ilustrado e de metodologias da edição

Dois acadêmicos de instituições argentinas farão palestras no campus Pampulha, nesta quarta-feira, 13 de setembro de 2023.

A professora Sandra Szir, do Centro de Investigaciones en Arte y Patrimonio (Ciap), vai falar sobre La persistencia de lo efímero en la cultura gráfica del pasado: una aproximación al impreso ilustrado, no Laboratório de Conservação-Restauração de Documentos Gráficos e Fílmicos da Escola de Belas Artes (EBA). A apresentação será das 9h30 às 11h30, e o laboratório fica no segundo andar do Cecor.

O professor José Luis de Diego, da Universidad Nacional de La Plata, vai abordar Historia del libro y la edición: desafíos metodológicos, em aula aberta do Seminário de Literatura Comparada: transmissão literária e materialidade dos textos. A atividade, com início às 14h30 e duração de três horas, será no auditório 2001 da Faculdade de Letras.

Os palestrantes
Sandra Szir é professora vinculada aos cursos de Artes da Universidade de Buenos Aires e de Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural da Universidade Nacional de San Martín (Unsam). É docente também no mestrado em História da Arte Argentina e Latino-Americana do Instituto de Altos Estudios Sociales da Unsam.

Ela atua nos campos da teoria e historiografia da história da arte, bibliografia material e história do livro. Sua pesquisa se dá no âmbito da cultura gráfica e visual dos séculos 19 e 20, com foco nas publicações periódicas ilustradas e imagens impressas. Algumas de suas obras são Infancia y cultura visual. Los periódicos ilustrados para niños, 1880-1910 (2007), Ilustrar e imprimir. Historias de la cultura gráfica en Buenos Aires, 1830-1930 (2016), Entre la academia y la crítica. La construcción discursiva y disciplinar de la Historia del Arte (2017), escrita a quatro mãos com María Amalia García, e A vuelta de página. Usos del impreso ilustrado en Buenos Aires, siglos XIX y XX (2018), com Marcela Gené.

José Luis de Diego é professor emérito da Universidade Nacional de La Plata. Atua principalmente nos campos da história intelectual, da teoria literária e, nos últimos anos, da história editorial. Desde 2015, é coordenador da seção argentina e membro do comitê consultivo do portal Editores y editoriales iberoamericanos (siglos XIX-XXI), vinculado à Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes).

Publicações suas de destaque são La otra cara de Jano. Una mirada crítica sobre el libro y la edición (Ampersand, 2015), Los autores no escriben libros. Nuevos aportes a la historia de la edición (Ampersand, 2019), Projetos editoriais e redes intelectuais na América Latina (Moinhos/Contafios, 2020) e Los escritores y sus representaciones (Eudeba, 2021).

Descrição Imagem
José Luis de Diego e Sandra Szir: palestras na Fale e na Belas Artes Fotos: Reprodução

8 a 13 de setembro de 2023

EBA e Fale