Evento acadêmico

Quarta, às 14h: Fórum aborda acessibilidade e inclusão no ensino superior

O próximo Fórum on-line do Programa Integração Docente – na quarta-feira, 1° de setembro, das 14h às 15h30 – vai abordar acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior. A transmissão do evento será pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários no YouTube. Haverá tradução em Libras.

O evento, que chega à 23ª edição, faz parte de um ciclo de três fóruns, organizados por grupos de trabalho (GTs) instituídos no âmbito do Integração Docente para essa etapa. Os grupos têm representantes dos setores envolvidos no programa: Diretoria de Inovação e Metologias de Ensino (GIZ), da Pró-reitoria de Graduação, Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

“O acesso do estudante com deficiência vem crescendo significativamente, e, embora ele ainda não encontre ambientes e currículos totalmente inclusivos, diversas ações e políticas públicas vêm sendo implementadas para garantir a permanência e a qualidade de sua formação”, afirma Márcia Duarte, assessora pedagógica do Caed e membro do GT responsável pela organização do fórum.

Priscila Alves de Vasconcelos, também integrante do GT e técnica em assuntos educacionais do NAI, conta que, “em razão da pandemia de covid-19, as práticas de ensino foram reorganizadas, e novas ações foram necessárias para atender às demandas de acessibilidade e inclusão dos estudantes com deficiência”. Com esse cenário em vista, o fórum vai apresentar diversos olhares para a questão e oferecer espaço para debate. Os convidados vão apresentar brevemente o histórico da inclusão desse público no ensino superior, a experiência dos discentes com deficiência e as ações da UFMG para a promoção da acessibilidade e inclusão.

O evento
O fórum será aberto pela pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira. O professor Leonardo Cabral, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), vai abordar as políticas que favoreceram o acesso das pessoas com deficiência ao ensino superior e a acessibilidade no contexto de pandemia, entre outros aspectos.

Gabrielle Moraes Lopes, do Movimento Universitário de Inclusão (Mudi), vai tratar da experiência dos estudantes com deficiência na UFMG – ingresso, demandas para permanência e os aspectos positivos e negativos do apoio da instituição. A professora Rosana Passos, diretora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), vai apresentar as políticas de promoção à acessibilidade e inclusão na UFMG, falar do papel do Núcleo e de parceiros, dos recursos de acessibilidade na Universidade e informar onde buscar apoio.

Grupos de trabalho
Nessa etapa, cada um dos três GTs ficou responsável por um evento e por abordar uma temática: Tecnologias no ensino, Avaliação e Acessibilidade e inclusão. Os temas foram escolhidos porque são os que mais mobilizam em tempos  de ensino remoto e porque apareceram na avaliação do Programa Integração Docente realizada pela comunidade da UFMG. O primeiro encontro foi no dia 11 de agosto, e o último da série, que tratará do tema Avaliação, será realizado em 24 de novembro.

Os Fóruns são gravados e ficam disponíveis no canal da CAC no YouTube e no site do Integração Docente.

Descrição Imagem
Tradução para Libras e condições de locomoção são itens de políticas de apoio à acessibilidade e inclusão Captura de tela | TV UFMG