Evento acadêmico

Quinta, às 19h: 'UFMG talks em casa' discute o futuro da alimentação

Ver cartaz do evento >

A alimentação é um dos grandes desafios globais da atualidade. Indicadores mostram que o objetivo de alcançar a "fome zero" até 2030 está cada vez mais  distante. O relatório da ONU Estado da segurança alimentar e nutrição no mundo 2020 atesta que os impactos socioeconômicos e de saúde durante a pandemia de covid-19 deterioraram ainda mais a segurança alimentar e o estado nutricional das populações mais vulneráveis.

A demanda mundial por alimentos, que acompanha o crescimento populacional, desafia os cientistas a desenvolver novas tecnologias para impulsionar a produção de alimentos. O crescente consumo de pescados indica uma das tendências, que é o cultivo de organismos aquáticos em fazendas, a aquicultura. Outro avanço é a redução do uso de produtos químicos e defensivos na produção de frutas, legumes e verduras.

Para discutir novas técnicas de cultivo de frutas e animais aquáticos e soluções para a produção sustentável de alimentos, a próxima edição do UFMG talks em casa vai receber os professores Silvia Nietsche, do Instituto de Ciências Agrárias, e Henrique Figueiredo, da Escola de Veterinária.

Silvia atua na área de melhoramento de fruteiras, manejo de polinização, marcadores moleculares e microrganismos promotores do crescimento de plantas. Henrique é pesquisador na área de sanidade dos peixes, com ênfase na biossegurança dos sistemas de cultivo de tilápia e no desenvolvimento de vacinas.

O encontro será na quinta-feira, 9 de dezembro de 2021, com transmissão ao vivo, a partir das 19h, no canal da TV UFMG no YouTube e na página da UFMG no Facebook. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelo público.

Descrição Imagem
Consumo de pescado tem crescido nos últimos anos e é visto como alternativa para aumentar a oferta de alimentos no mundo Foca Lisboa | UFMG

UFMG Talks em casa | O futuro da alimentação
Data:  9 de dezembro de 2021, às 19h (quinta-feira)