Evento cultural

Ars Nova se apresenta nesta quinta com canções compostas na pandemia e homenagem a Milton Nascimento

Ver cartaz do evento >

Nesta quinta-feira, 4 de agosto de 2022, o Conservatório recebe o Ars Nova – Coral da UFMG para um concerto com início às 19h30. Sob regência de Lincoln Andrade, o coro apresenta sua nova série, Lápis e papel, formada por peças concebidas durante o isolamento social.

Integram o repertório as obras Tamba, tamba, de Carlos D’Elia, e Ecce Ascendimus Hierosolumam, de Leonardo Clementine, ambas para coro misto à capela. Inspirada em passagem bíblica, do Livro de Mateus (20:17-19), a composição de Leonardo estabelece um paralelo com o longo período de angústia que a humanidade passou durante os últimos anos. O autor propõe uma mensagem de restauração e de esperança em dias melhores.

Obras de repertórios anteriores também se reúnem na apresentação, como Kyrie, do inglês Giles Swayne, que reflete a pobreza, fome e desigualdade no mundo capitalista, e Which was the Son of, do estoniano Arvo Pärt, cuja letra é inspirada no Evangelho de Lucas e descreve a linhagem de Jesus.

Da última série de concertos foi mantida a canção Baião armorial, de Maurício Detoni e Etel Frota, vencedora do concurso de composição promovido pelo coro em 2020, além de um medley com arranjos de Lincoln Andrade e Fred Natalino para clássicos da carreira de Milton Nascimento.

A entrada é gratuita, e o programa da apresentação está disponível no site do Conservatório. A ocupação dos 170 lugares do auditório se dará por ordem de chegada. O uso de máscaras é obrigatório.

Coral e regência
O Ars Nova-Coral da UFMG vem representando a cultura brasileira e a Universidade no Brasil e no exterior desde a sua fundação, em 1959. O grupo conquistou inúmeros prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais.

Lincoln Andrade, natural de Leopoldina, Minas Gerais, começou seus estudos musicais em Brasília, onde também iniciou sua carreira como professor e maestro. Ele é doutor em Regência pela University of Kansas (EUA), mestre em Regência pela University of Wyoming (EUA) e licenciado em Música pela Universidade de Brasília.

Ao longo de sua carreira, Lincoln ocupou cargos de professor, diretor musical, regente, maestro e recebeu premiações dentro e fora do Brasil. Atualmente, é professor de regência na Universidade, coordenador e regente do Ars Nova – Coral da UFMG.

Descrição Imagem
Na foto: Coral 'Ars Nova' em apresentação, com regência de Lincoln Andrade Vinícius Fernandes

Ars Nova – Coral da UFMG | Série Lápis e papel
Data: 4 de agosto de 2022, quinta-feira