Evento acadêmico

Quinta, dia 29: debates sobre os modos de presença nos fenômenos estéticos compõem jornada na Fafich

O auditório Baesse da Fafich, no campus Pampulha, vai abrigar, nesta quinta, 29 de junho de 2023, a jornada de debates Modos de presença nos fenômenos estéticos. O evento se estenderá das 9h30 às 17h, e a entrada será aberta ao público geral. Na ocasião, será lançado livro homônimo, coletânea da Relicário Edições organizada pelo professor Rodrigo Duarte, do Departamento de Filosofia da Fafich, e pela pesquisadora Rizzia Rocha, que atua no Programa de Pós-graduação em Artes da UFMG.

Em três mesas, pesquisadores da UFMG vão tratar do tema da presença sob perspectivas como as da semiótica, da relação com o corpo em artes como a dança e da polimedialidade e poiesis computacional.   

Quatro conceitos
O livro Modos de presença nos fenômenos estéticos teve origem nas atividades em grupo de pesquisadores em filosofia e em artes. Em encontros mensais, eles discutiram o texto Modos de presença nas manifestações estéticas contemporâneas, de Rodrigo Duarte, publicado em 2019 na coletânea A questão do estético: ensaios (EdiPUCRS) e reproduzido no novo volume.

No texto, Duarte sugere uma classificação das manifestações estéticas em quatro grandes conceitos: irrepresentação, apresentação, representação e sobrerrepresentação. Essa categorização, ele explica, parte do modo como os fenômenos sensíveis articulam a presença de seus elementos constitutivos em termos sonoros, visuais, textuais e multimediais. No entanto, segundo Duarte, diferentemente de muitos enfoques na tradição estético-filosófica, não há nessa classificação qualquer intuito de hierarquização da diversidade de manifestações estéticas e modos de fazer artísticos.

Explorado com base no escopo de pesquisa de cada integrante do grupo — pesquisadores mais experientes, mestrandos, doutorandos e bolsistas de iniciação científica —, o texto Modos de presença nas manifestações estéticas contemporâneas é tensionado e posto em diálogo com as artes visuais, a dança, a teoria decolonial, a moda, a tecnologia, a música, o cinema e a televisão.

Como está dito em apresentação dos organizadores, o novo livro “é dedicado ao tema amplo e vertiginoso da presença”. Teorias de filósofos como Adorno, Benjamin, Flusser, Rancière estão presentes junto das teorias da arte de Miwon Kwon, Hal Foster e, ainda, de teóricos da moda, da dança, das mídias digitais e de artistas contemporâneos como Denilson Baniwa, Hans Haacke, Steve Stanza e o cineasta Eduardo Coutinho.

O volume tem 176 páginas e será vendido por R$ 48.

Programação

9h30: Abertura
Rodrigo Duarte e Rízzia Rocha

9h45 Palestra: Modos de presença comentados
Alice de Carvalho Lino Lecci (UFR)

10h30 Mesa 1: Modos de presença, sobrerrepresentação e polimedialidade

O quadrado semiótico dos modos de presença — Rodrigo Duarte (UFMG)

Modos de presença nos fenômenos estéticos contemporâneos e indústria cultural: sobrerrepresentação e media digitais — Breno Machado Viegas (UFMG)

Um dia na vida: como a TV brasileira exemplifica a coerção em produtos estéticos polimediais — Anna Luiza Coli (UFMG)

Pausa para almoço

14h - Mesa 2: Pós-história, artes visuais e dança

Corpo e presença: das artes visuais à dança — Rízzia Rocha (UFMG)

Pós-história polimedial: da “história universal” às narrativas em rede —

Juliana Santos (UFMG)

15h – Pausa para café

15h30 Mesa 3: Tecnologia digital, poiesis computacional e irrepresentação

Tecnologia digital e novo código de sensibilidade — Thobila Costa (UFMG)

Polimedialidade e a poiesis computacional em perspectiva — Valéria Ramos de Amorim Brandão (UFMG)

O regime musical romântico e a irrepresentação — Henrique Iwao (UFMG)

Descrição Imagem
Representações da presença: pesquisadores da UFMG comporão as mesas Arte: Lu Nacif

Ficha técnica

Serviço

27 a 29 de junho de 2023

Auditório Baesse

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca

Fafich, no campus Pampulha