Evento acadêmico

Sexta, às 15h: 'Mulheres na ciência', da Fundep, debate visibilidade de pesquisadoras negras

Ver cartaz do evento >

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e o State Innovation Center promovem, nesta sexta-feira, 3 de dezembro de 2021, a partir das 15h, a última edição do ano do projeto Mulheres na ciência. Com o tema Pesquisadoras negras, o evento, aberto ao público, será transmitido pela plataforma Zoom. As inscrições devem ser feitas pelo Sympla.

Tendo em vista que a consciência negra deve estar constantemente presente e que a luta antirracista precisa ocupar todos os espaços, inclusive a ciência, as pesquisadoras convidadas vão analisar as causas do baixo percentual (inferior a 3%, de acordo com o Inep) de mulheres pretas em programas de pós-graduação.

A conversa, que será mediada pela professora da UFMG Viviane Alves, reunirá as pesquisadoras Ana Cristina Juvenal Cruz, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Leonice Mourad, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFSM), a chefe do Serviço de Biologia Celular da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Luciana Silva, e a pesquisadora Simone Evaristo, do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Cofundadora da Liga de Ciência Preta Brasileira, Luciana Silva enfatiza a relevância do projeto: “A realização do evento Mulheres na ciência é importante para dar maior visibilidade às pesquisadoras negras, condição essencial para que as crianças e os jovens no país vejam que é possível estudar e mudar o curso social por meio da educação. A população negra é a mais afetada por essa exclusão histórica, e me sinto honrada em estar com todas essas pesquisadoras.”

Outras informações sobre o evento estão disponíveis no site da Fundep.

(Com Assessoria de Comunicação da Fundep)

Descrição Imagem
Mulheres negras ocupam apenas 3% das vagas dos programas de pós-graduação no Brasil RF._.studio I Pexels