Político-administrativo

Recepção aos calouros da UFMG

Ver cartaz do evento >

Os novos 4,8 mil calouros dos cursos de graduação que chegam à UFMG, no primeiro semestre de 2019, serão recebidos em aula magna, no CAD 1, às 9h e às 19h do dia 25 de fevereiro.

A aula será feita por Teresa Cristina da Silva Kurimoto, professora da Escola de Enfermagem, que vai abordar o tema 'Viver n(a) UFMG: considerações acerca do protagonismo dos sujeitos'.

Integrante da Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG, Kurimoto ressalta a importância de situar a Universidade, para os novos alunos, “como espaço de formação, de ciência ‘de ponta’ com reconhecimento internacional, mas, também, como comunidade: espaço de multiplicidade de saberes e formas de ver, viver e pensar”.

A professora utilizará conceitos de territórios geográfico e existencial e a noção de responsabilização, isto é, de tomar para si a função de resposta.

Após a aula magna haverá, nos dois horários, apresentação do Grupo de Percussão da UFMG, coordenado por Fernando Rocha e Fernando Chaib, ambos professores da Escola de Música.

Outras atividades
A programação do dia 25 inclui passeios de ônibus, das 14h às 17h, com destino a três diferentes espaços da UFMG: Museu de História Natural e Jardim Botânico, Estação Ecológica e Museu de Ciências Morfológicas. A Praça de Serviços é o local de partida e de chegada, e as inscrições devem ser realizadas no site da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

Ainda na segunda, das 15h às 17h, os calouros podem participar da Caminhada Cultural, conduzida por um estudante do curso de História que vai apresentar os espaços e a história do prédio da Reitoria, da Praça de Serviços e das unidades acadêmicas da Avenida Mendes Pimentel.

Das 13h30 às 15h e das 17h30 às 19h, no saguão do CAD 1, serão promovidas duas edições da roda de conversa 'Entrei na UFMG, e agora?'. No dia 26, haverá atividades de recepção nas unidades acadêmicas.

Montes Claros
No Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, na manhã deste dia 25, os calouros vão conhecer a estrutura do campus e participar de reunião de socialização com a coordenação dos cursos. À tarde, visitarão a Fazenda Experimental Hamilton de Abreu Navarro e a outros ambientes.

DCE
De 25 de fevereiro a 1º de março, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) promoverá atividades culturais diversas, das 12h às 17h, na Praça de Serviços, campus Pampulha.

A programação prossegue ao longo do semestre, com a série de seminários Viver UFMG, que vai oferecer aos novos alunos informações sobre ações da Universidade.

Descrição Imagem
Novos alunos chegam à UFMG Lucas Braga/UFMG

25 de fevereiro – segunda-feira

9h às 10h30