Evento acadêmico

Recepção, tradição e canibalização de clássicos

'Recepção, tradição e canibalização de clássicos' é o tema da oitava edição do Simpósio Lendo, Vendo e Ouvindo o Passado, que acontece no período de 19 a 22 de novembro na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A organização é dos programas de pós-graduação da UFMG em Filosofia e em Letras e se destina a  estudantes e pesquisadores das áreas de filosofia, história e literatura antiga que trabalham com estudos da antiguidade e sua recepção.

O objetivo do evento é refletir sobre a interseção de áreas diversas a partir dos conceitos de 'recepção' versus 'tradição', e associá-los à ideia de canibalização dos clássicos. Relacionada ao Movimento Antropofágico, a ideia de canibalização, que diz respeito à perspectiva brasileira de articular diferentes tradições de nossa formação cultural e acadêmica, é uma herança da cultura greco-romana.

Programação

A programação conta com conferências, mesas-redondas, minicurso, mostra de filmes e atividades artísticas. O minicurso sobre cinema, história e mitologia será ministrado pelo professor Martin Winkler, da George Mason University (EUA), e abordará os filmes Troia, Spartacus, A queda do Império Romano e Gladiador, que serão exibidos.

As conferências contarão com convidadas internacionais da University College of the North (Canadá) e University of Ioannina (Grécia) e professores da UFMG, da Uemg e da Uerj.

A edição do simpósio acontece junto à 2ª Jornada de Cultura Clássica da UFV.