Político-administrativo

Sábado, às 9h30: Escola de Engenharia comemora 110 anos de fundação

Com homenagem aos engenheiros das turmas formadas em 1960, 1961, 1970, 1971, 1995 e 1996, a Escola de Engenharia da UFMG comemora neste sábado, 29 de maio de 2021, seus 110 anos de fundação. A cerimônia, que começa às 9h30, será presidida pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida e contará com a participação do vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, ex-diretor da Unidade. Por conta da necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia, a solenidade será realizada remotamente, com transmissão pelo canal da Escola no YouTube.

A então Escola Livre de Engenharia foi fundada em 21 de maio de 1911 por um grupo de intelectuais vinculados à Sociedade Mineira de Agricultura, em Belo Horizonte. Antes mesmo de completar 10 anos de existência, a instituição enfrentaria a pandemia de gripe espanhola, que assolou o mundo na época.

“Nos dias de hoje, como no passado, a Escola de Engenharia da UFMG se uniu a diferentes setores da sociedade no enfrentamento desta pandemia. Diversas equipes de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes trabalham em frentes de combate ao novo coronavírus”, afirmam o diretor Cícero Starling e o vice-diretor Luiz Machado, no texto de introdução do convite da cerimônia.

Complexo
Um dos maiores complexos de ensino e pesquisa no campo da engenharia da América Latina, a Escola de Engenharia da UFMG está instalada em área de 65 mil metros quadrados no campus Pampulha. Está estruturada em 13 departamentos, que reúnem cerca de 300 professores e 150 técnicos de ensino. A Escola abriga 11 cursos de graduação e outros 11 programas de mestrado e doutorado. Sua comunidade discente é formada por cinco mil estudantes de graduação e dois mil de pós-graduação.

Descrição Imagem
Vista aérea do complexo da Escola de Engenharia, no campus Pampulha Lucas Braga / UFMG