Saldanha Rolim apresenta o show Brasilidade na Praça de Serviços UFMG
Bumba-boi, côco embolado, carimbó, baião, xote e muitos outros ritmos serão revisitados no show Brasilidade, de Saldanha Rolim, na quarta-feira, 3 de abril, às 12h39, na Praça de Serviços da UFMG, pelo projeto Quarta Doze e Trinta.
Saldanha, que comemora 30 anos de carreira em 2019, apresentará as composições de seu mais recente álbum, Brasil Usina da alegria, acompanhado do percussionista maranhense, Zeca Magrão. Brasilidade fará um passeio pela diversidade rítmica do país e prestará uma homenagem a Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.
Saldanha Rolim
O cantor e compositor pertence à segunda geração de artistas nordestinos, que, no início da década de 1980 se lançaram na região Sul do país. Cearense de Parambu e criado em São Luiz do Maranhão, aos 17 anos participava de movimentos culturais estudantis no Nordeste, especialmente no Maranhão e no Ceará.
Saldanha vivenciou as diversas manifestações culturais de seu povo, expressas por meio da diversidade de ritmos que fazem parte do repertório de seus eletrizantes shows. Essa característica pode ser explicada pela notória influência que os dois mestres do cancioneiro nordestino, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, exerceram sobre seu trabalho.
(Fonte: Assessoria de Comunicaçãod a DAC UFMG)