Evento acadêmico

Segunda, às 19h: webinário debate racismo e literatura

Na segunda-feira, 30 de novembro, às 19h, o Projeto Conto e Reconto, vinculado ao Programa de Extensão Carro Biblioteca da Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, promove o webinário Como combater o racismo presente na literatura brasileira: apontamentos decoloniais sobre as obras literárias dos escritores nacionais

No evento, com transmissão pelo YouTube, serão analisadas as implicações étnico-raciais presentes no longa-metragem O saci (dirigido por Rodolfo Nanni, 1951), baseado na obra homônima de Monteiro Lobato.

A mesa reunirá a professora Andréia Silva, do Departamento de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), da bibliotecária Eliani Gladyr, diretora do Núcleo Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, e do cineasta Marco Aurélio Gal. A mediação será feita pela estudante Patrícia Coelho Costa, bolsista do Projeto Conto e Reconto.

Toda semana, integrantes do projeto postam no Instagram indicações literárias e cinematográficas com o objetivo de incentivar leituras diversas. As obras sugeridas abordam temas políticos, sociais, culturais e outros.