Concursos

Seleção aberta para Colégio Técnico, Centro Pedagógico e Teatro Universitário da UFMG

De 16 de setembro a 11 de outubro de 2019, estarão abertas as inscrições, exclusivamentepela internet, aos processos seletivos do Colégio Técnico  (Coltec), do Centro Pedagógico (CP) - 1º ano do ensino fundamental -, e do Teatro Universitário (TU) da UFMG, campus Pampulha, para ingresso no primeiro semestre de 2020. Essas unidades fazem parte da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG (Ebap/UFMG). Os processos seletivos são realizados pela Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) da Universidade.

Colégio Técnico

O Coltec oferece vagas para ingresso na primeira série dos cursos Técnicos de Nível Médio Integrado. As vagas são distribuídas entre cinco cursos: técnico em eletrônica, técnico em desenvolvimento de sistemas, técnico em automação indústria, técnico em análises clínicas e técnico em química.

Ao todo, são ofertadas 180 vagas, divididas em 36 para cada um dos cursos, com reserva de vagas para: egressos de escola pública, pessoas com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas e pessoas com deficiência.

Para concorrer a uma das vagas definidas no edital do Processo Seletivo 2020, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou estar regularmente matriculado no último ano desse nível de ensino ou de curso equivalente. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100.

O processo seletivo constará de uma prova escrita, com 60 questões de múltipla escolha, divididas em Língua Portuguesa, Ciências Naturais, Matemática, Geografia, História Geral e do Brasil. A prova será realizada no dia 24 de novembro, às 14h, com a duração de três horas e trinta minutos, no local a ser indicado no comprovante definitivo de inscrição. O resultado será divulgado a partir do dia 6 de dezembro de 2019, pela página da Copeve

Centro Pedagógico

Escola pública responsável pela oferta do ensino fundamental, o Centro Pedagógico adota como forma de ingresso dos alunos o sorteio de vagas. O candidato sorteado terá vaga garantida para o 1º ano e direito a cursar até o 9º ano do ensino fundamental, desde que conclua esse nível de ensino antes de completar 18 anos de idade.

Para o Processo Seletivo 2020, poderão concorrer crianças que nasceram entre 1º de abril de 2013 e 31 de março de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 70. O comprovante definitivo de inscrição, onde constará o número de sorteio do candidato, será disponibilizado exclusivamente pela internet, na página da Copeve, a partir do dia 23 de outubro. A lista com a relação dos candidatos inscritos e os respectivos números de sorteio será divulgada no dia 29 de outubro de 2019.

O sorteio terá como base o resultado do concurso da Loteria Federal do dia 2 de novembro de 2019 ou dos concursos subsequentes, caso seja necessário. Serão sorteadas 50 vagas, 47 para ampla concorrência e três para candidatos com deficiência para ingresso no 1º ano do ensino fundamental em tempo integral. O resultado será divulgado no dia 5 de novembro de 2019.

Teatro Universitário

O curso técnico de formação de atores do Teatro Universitário oferta 22 vagas para candidatos que completaram 16 anos de idade até a data da matrícula e que estejam cursando, em concomitância externa, ou tenham concluído o ensino médio completo ou curso equivalente. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100.

Conforme o edital do Processo Seletivo 2020, há reserva de vagas para: egressos de escola pública, pessoas com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capta, autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas e pessoas com deficiência. São 50% das vagas reservadas para candidatos que cursaram o ensino fundamental integralmente em escolas públicas brasileiras e 50% para a ampla concorrência.

O processo seletivo será realizado em duas etapas: a primeira constará de uma prova de aptidão física (teste individual e teste de improvisação), eliminatória e classificatória; na segunda etapa, os aprovados na fase anterior participarão de três provas práticas coletivas, uma prova oral no formato de debate coletivo e uma prova escrita, todas as provas classificatórias.

A primeira etapa será realizada no dia 19 de novembro de 2019, com o resultado divulgado no dia 22; as provas da segunda etapa ocorrerão nos dias 24 e 25 de novembro, com resultado a partir de 6 de dezembro de 2019. Os horários serão informados no comprovante definitivo de inscrição.

Mais informações pelos telefones: (31) 3409-7468 ou 3409-4749 ou pelo e-mail: secretaria-tu@ebap.ufmg.br.

(Fonte: Assessoria de Imprensa UFMG)

Descrição Imagem
Inscrições para o processo seletivo estão abertas Foca Lisboa/UFMG