Semana de museus ganha programação especial no Espaço do Conhecimento
O Espaço do Conhecimento UFMG integra a 20ª Semana Nacional de Museus com programação diversa e híbrida. Encontro de programas educativos de museus, oficina de neologismos, contação de histórias do continente africano, live de astronomia e quizzes são algumas das atividades que serão oferecidas gratuitamente de 16 a 22 de maio de 2022. Com o tema O poder dos museus, a Semana abrange instituições de todo o país. O Espaço, que participa todos os anos, voltou a oferecer atividades presenciais neste ano.
Exposições
A exposição virtual Sertão mundo apresenta ao público o retrato subjetivo do sertão, com base nas obras de Guimarães Rosa, e revela diversas manifestações culturais brasileiras ambientadas nesse cenário. Lançada em temporadas, a mostra é constantemente atualizada e pode ser apreciada por meio de plataforma on-line. No primeiro andar, o museu mantém computadores que possibilitam aos visitantes assistir à exposição. Nesse caso, recomenda-se que as pessoas levem seus próprios fones.
A mostra Mundos indígenas, apoiada em conceitos propostos por curadores indígenas – como Në ropë, Weichö, Corpo-território, Yãy Hã Miy e o Grande tempo das águas –, retrata a cultura dos povos Yanomami, Ye’kwana, Xacriabá, Maxakali e Pataxoop. Está aberta para visitação presencial de terça a domingo, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 19h. A entrada é gratuita e não exige inscrição. É possível fazer a visita virtual pelo canal do museu no YouTube.
Encontro e oficinas presenciais
No dia 17, das 19h às 20h, será realizado o encontro A força educativa dos museus, no Museu de Artes e Ofícios (Praça Rui Barbosa, 600, Centro). O evento, uma conversa entre representantes de programas educativos dos museus de Belo Horizonte, vai tratar das abordagens das vivências de cada espaço em tempos de pandemia. A inscrição é gratuita e deve ser feita por formulário eletrônico.
A oficina Hora da palavra será realizada no dia 21, a partir das 15h. A proposta é propiciar o exercício conjunto do processo de criação de novas palavras — os neologismos — utilizando as imagens e instalações da exposição virtual Sertão mundo. Outra oficina, Contação de histórias da África de A a Z, programada para o dia 22, às 15h, tem como pano de fundo povos do continente africano, sobretudo das culturas Akan, Banto, Iorubá e Zulu. Ambas dispensam inscrição, mas haverá limite de participantes, que serão definidos por ordem de chegada.
Atividades virtuais
A atividade virtual Dedo na tela — museus brasileiros será realizada no dia 16, às 14h, pelo perfil do museu no Instagram. Com base em imagens em zoom publicadas nos stories da plataforma, o internauta deverá adivinhar a instalação do Espaço por trás da imagem completa. Posteriormente, serão reveladas curiosidades sobre as obras. Também pelo Instagram, no dia 18, às 14h, o jogo interativo Hoje é dia de quiz – museus brasileiros vai testar os conhecimentos do público sobre curiosidades de museus do Brasil.
No dia 17, às 12h, o museu vai divulgar, em seu blog, um texto com o tema Ações virtuais dos museus e seus públicos. A proposta é apresentar resultados da pesquisa realizada pelo Espaço do Conhecimento em 2021 e discutir a reinvenção dos museus e a sua presença remota, em razão da pandemia. Coordenada pela professora Sibelle Cornélio Diniz, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG, a iniciativa, intitulada Estudo de público no Espaço do Conhecimento, reuniu informações sobre os diversos públicos que, durante a pandemia, participaram das atividades virtuais.
Encerrando as atividades on-line, no dia 19, às 17h, o projeto Descobrindo o céu vai promover a live Astronomia maia. A civilização Maia, mesoamericana e pré-colombiana, observou e previu fenômenos astronômicos com precisão. Disponível no canal do Espaço no YouTube, o evento abordará aspectos culturais da antiga civilização, focando na relação desse povo com os céus.
Mais informações podem ser obtidas no site do Espaço do Conhecimento, em seu perfil no Instagram ou pelo telefone (31) 3409-8350.
Museu de História Natural
O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG também participa da 20ª Semana Nacional de Museus. A programação prevê visitas mediadas, minicursos, estante temática na biblioteca, live sobre arte ambiental, entre outras atividades.