Político-administrativo

Semana do Servidor tem atividades para cuidar do corpo, da mente e do futuro

A Semana do Servidor UFMG programou para esta quinta-feira, 11 de novembro de 2021, atividades sobre cuidados com o corpo, com a mente e com a aposentadoria. A participação dos servidores segue de forma virtual, com exceção da tradicional corrida e caminhada, que terá início às 9h, na Estação Ecológica.

Quem acompanhar o canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube poderá movimentar o corpo com a aula de ginástica Luz, câmera, ação, coordenada pelo professor Rodrigo César Ribeiro Diniz, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). Preparada pelo Projeto Ginástica no CEU, a sessão, com início às 11h, terá exercícios físicos baseados em filmes clássicos.

Na parte da tarde, às 14h, é hora de refletir sobre a aposentadoria. O presidente do Instituto de Estudos Previdenciários (Iprev), Roberto de Carvalho dos Santos, faz palestra sobre Previdência complementar dos servidores públicos federais, mediante modificações da legislação; quem deve ou não aderir?

Após a palestra, os servidores poderão esclarecer suas dúvidas com o palestrante, que também preside a Comissão de Direito Previdenciário – Regime de Previdência Complementar da OAB/MG. Ele estará acompanhado da coordenadora geral do Sindifes, Cristina Del Papa. A interação ocorrerá por meio do chat da transmissão.

Sofrimento mental e trabalho
Na sequência, às 15h30, servidores que ocupam cargos de gestão participarão da oficina Reflexões sobre sofrimento mental e trabalho sob a perspectiva do gestor. Conduzida pela Equipe de Saúde Mental do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador, a atividade vai propor casos clínicos fictícios para estimular a reflexão em grupo. O objetivo é auxiliar os gestores a reconhecer as barreiras que esses servidores podem encontrar e as atitudes que podem favorecer sua inclusão, bem como as possibilidades de manejo e encaminhamento aos cuidados.

Às 20h, servidores e seus familiares poderão se divertir na Oficina de jogos on-line, com o grupo PET Educação Física e Lazer. Os participantes vão jogar Gartic, Stopots, Codinomes e Gartic phone e interagir por meio da plataforma Google Meet. Saiba mais sobre os jogos no site do evento.

Descrição Imagem
Corrida na Estação Ecológica abre a programação desta quinta-feira, às 9h Foca Lisboa | UFMG