Evento acadêmico

Seminário discute manejo do usuário de drogas no âmbito do SUS

Em sua segunda edição, seminário promovido pela UFMG em parceria com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) discutirá o Manejo do usuário de álcool e outras drogas na alta complexidade do sistema de saúde. O evento on-line, gratuito e aberto ao público, será realizado na sexta-feira, 24 de junho de 2022.

Não é necessário inscrição prévia. A transmissão será feita pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube, com tradução simultânea em Libras. O certificado será encaminhado para o e-mail de interessados que preencherem o formulário disponibilizado no chat. Para os servidores da Fhemig que não puderem acessar o evento no dia, o vídeo fica disponível na plataforma EaD da Fundação, na qual o certificado poderá ser emitido após visualização completa.

O seminário reunirá o professor Helian Nunes de Oliveira, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, e de outros três profissionais da saúde da Fhemig: o médico psiquiatra Raul Marcos dos Santos Amaral, o enfermeiro Marcelo José da Costa e a psicóloga Lorena Bórgia Moreira Maia.

No primeiro seminário, realizado em 13 de maio e disponível on-line, mais de 90 pessoas se inscreveram para assistir à discussão sobre Álcool e drogas: uma abordagem de redução de danos. Outros dois seminários, previstos para os dias 23 de setembro e 4 de novembro, abordarão a saúde do trabalhador.

Cooperação
Os eventos fazem parte da parceria UFMG-Fhemig formalizada por convênio de cooperação. A Fhemig contribui para a formação dos estudantes da UFMG, possibilitando os alunos dos cursos de Medicina, Farmácia, Terapia Ocupacional e Nutrição realizem estágios curriculares obrigatórios nos hospitais da instituição. A Universidade, por sua vez, colabora organizando seminários de capacitação dos servidores da Fundação.

O pró-reitor de Graduação da UFMG, Bruno Otávio Soares Teixeira, reitera a relevância do convênio entre a Universidade e a Fhemig: "Nossa expectativa é fortalecer essa parceria, por meio da abertura de mais vagas de estágio na rede Fhemig para nossos estudantes de graduação", pontua. Os campos de estágio ofertados pela Fundação abrangem pronto-atendimento e internação pediátrica, análises clínicas laboratoriais e farmácia hospitalar, unidades de emergência e unidades produtoras de refeições, entre outros ambientes hospitalares.

Mais informações estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFMG.