Sexta, às 17h: disciplina 'Gregos e baianos' discute influências do neoclássico e do neoplatonismo na América Espanhola
Duas especialistas em estudos de recepção da cultura clássica nas Américas e na África são as convidadas da penúltima atividade da disciplina Gregos e baianos: recepção dos clássicos greco-romanos na cultura brasileira, ofertada pelo curso de graduação em Filosofia da Fafich e aberta ao público.
A mesa-redonda, que será realizada nesta sexta-feira, 19 de março de 2021, a partir das 17h, reunirá as professoras Carla Bocchetti e Erika Valdivieso. A primeira, que é historiadora, mostrará as referências arquitetônicas neoclássicas em alguns países da América Latina e seu impacto na construção das identidades dos países emergentes no século 19 após as guerras de independência. Carla questionará a ideia de que o Neoclássico é um estilo de elite que pouco diz respeito à história da região – ao contrário, ele contribuiu para a construção de uma visão cosmopolita da América.
Valdivieso, que é especialista em estudos clássicos, examinará, por sua vez, os legados do neoplatonismo na América espanhola como uma história de leitura literal de Platão, ou melhor, da aplicação de princípios neoplatônicos a ideias e culturas estrangeiras. Segundo ela, a difusão do pensamento neoplatônico em espanhol e em línguas indígenas, entre espanhóis peninsulares, espanhóis nascidos na América e mestiços e em contextos seculares e religiosos revela a complexidade da recepção neoplatônica na região e sua utilidade como instrumento colonizador.
A aula será transmitida pela plataforma Zoom, e os interessados poderão requerer certificado desde que preencham formulário de inscrição até sexta-feira, às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço deltos@gmail.com.
Sobre as convidadas
Carla Bocchetti é doutora em História Antiga e pesquisadora em História Global e Cultura Africana no Instituto Francês da África do Sul (IFAS-Research). Trabalhou como investigadora em Nairóbi, Quênia, no French Research Institute in Africa IFRA, onde publicou o volume Les cahiers d'Afrique de l'Est sobre História Global, África Oriental e as Tradições Clássicas (2016). Entre as suas diversas publicações, destaca-se o livro La influencia clásica en América Latina, tema de sua palestra desta sexta-feira.
Erika Valdivieso é residente de pós-doutorado no Departamento de Artes Clássicas da Universidade de Princeton, Estados Unidos. Ela ganhou o prêmio de melhor tese em Humanidades na Brown University com um trabalho sobre fontes latinas, brasileiras e espanholas, que dará origem ao livro Virgílio nas Américas.