Evento acadêmico

Sexta, às 17h30: reitora da UFMG participa de debate da AUGM sobre gênero e universidades

A Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), por meio do Comitê Acadêmico de Gênero (ARG), realiza, em março, o mês da mulher, a série de palestras Diálogo abierto: género y universidades públicas. A atividade será aberta nesta sexta-feira, 19 de março de 2021, às 17h30, com transmissão pelo canal da AUGM do YouTube e em sua página no Facebook.

A primeira atividade reunirá a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, vice-presidente da AUGM, e Patricia Sepúlveda, coordenadora da Cátedra Aberta de Gênero e Sexualidades da Universidade Nacional de Quilmes (UNQ), na Argentina, e representante da instituição no Comitê Acadêmico de Gênero. A próxima palestra, prevista para o fim do mês, também contará com a participação de membros do Comitê Acadêmico de Gênero. 

Sobre as convidadas 
Patricia Sepúlveda e mestra e especialista em Ciências Sociais e Humanas pela UNQ e doutoranda em Ciências Sociais e Humanas pela mesma universidade. É professora de História, orientadora sênior do Departamento de Ciências Sociais e diretora do Departamento de Pós-graduação em Gênero, Feminismo e Direitos Humanos da mesma universidade.

Sandra Goulart Almeida é graduada em Letras pela UFMG, com mestrado e doutorado pela Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, e pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Columbia, em Nova York. É professora da área de Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Atua nas áreas de Literatura Comparada e Literaturas de Língua Inglesa e pesquisa os seguintes temas: literatura contemporânea, literatura pós-colonial, tradução cultural, literatura produzida por mulheres, estudos da diáspora e do espaço na literatura contemporânea.

AUGM
A Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) é uma rede de instituições públicas e autônomas de ensino superior da Argentina, da Bolívia, do Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, que, por suas semelhanças, compartilham vocações, seu caráter público, estruturas acadêmicas e a equivalência dos níveis de seus serviços.

Foi criada em agosto de 1991 por um grupo de universidades e estudantes que compreenderam a necessidade de trabalhar pela excelência, qualidade e relevância do ensino superior público.

Mais informações sobre a AUGM estão disponíveis no site da entidade.
 

Descrição Imagem
Identidade visual da segunda edição do Congresso Mulheres na Ciência, realizada na UFMG em 2019 para discutir a participação feminina na produção do conhecimento II Congresso Mulheres na Ciência