Evento cultural

Sexta, às 20h: experiência imersiva em música eletroacústica é atração no Conservatório

Ver cartaz do evento >

Na noite desta sexta-feira, 24 de junho de 2022, o Espaço de Criação e Invenção Sonora do Conservatório da UFMG promove uma experiência imersiva na música eletroacústica. O evento é parte da série Circuito Contemporâneo, que apresenta concertos no estúdio. Equipado com um sistema de som de 12 canais, o espaço possibilita que os sons circulem em torno do ouvinte.

Obras dos britânicos Trevor Wishart e Natasha Barrett, do francês Christian Zanesi e do brasileiro José Henrique Padovani integram a performance, que começa às 20h. Além das composições eletroacústicas, serão exibidos vídeos com depoimentos de compositores representativos no cenário internacional, que buscam aproximar o público da experiência de escuta da produção contemporânea.

Padovani, professor da Escola de Música da UFMG que estará presente no evento, executará Afterlives, peça para flauta e processamento de vídeo/áudio em tempo real.  A performance é dedicada a Gabriel Rimoldi, que estreou no MUSITEC 2 em dezembro de 2020.

A série Circuito Contemporâneo é realizada em parceria com o Centro de Pesquisa em Música Contemporânea da Escola de Música, que desenvolve experimentações artísticas por meio da fusão de produções musicais com a mídia eletrônica. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita. O auditório tem capacidade para 20 pessoas. O uso de máscara é obrigatório.

Repertório
Christian Zanesi (1952)
Stop! L’horizon (1983) - A 3:55
Video C.Zanesi – 1:00