Cursos

Sexta, às 21h: em aula aberta, Ciclo UFMG Noturna focaliza obras do poeta Ovídio

Ver cartaz do evento >

A disciplina História da filosofia antiga II, do curso de graduação em Filosofia da UFMG, promoverá na sexta-feira, 28 de janeiro de 2022, a partir das 21h, mesa-redonda sobre Retórica e poética romana. O encontro, aberto ao público, será transmitido pela plataforma Zoom.

A mesa reunirá os professores de Língua e Literatura Latina Júlia Avellar e Rodrigo Gonçalves. Júlia falará sobre as Teorizações retóricas nas 'Heroides', enquanto a apresentação de Gonçalves terá como foco a Tessitura do desastre no livro 6 das 'Metamorfoses'. As duas obras em questão (Heroides e Metamorfoses) são de autoria do poeta latino Ovídio, considerado um dos maiores escritores da fase imperial romana. 

O encontro integra o ciclo UFMG noturna, que oferece aulas abertas relacionadas aos temas das disciplinas conduzidas pela professora Maria Cecília de Miranda Coelho. As mesas temáticas promovem diálogo interdisciplinar entre Letras, Filosofia e Histórias Antigas e ampliam o leque de atividades para os alunos do turno noturno.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico, até as 18h da própria sexta-feira, 28. Os inscritos receberão o link da transmissão. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail deltos@gmail.com.

Sobre os convidados
Júlia Avellar é professora de Língua Latina, Literatura Latina e Filologia Românica na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e coordenadora do Núcleo de Estudos Clássicos do Instituto de Letras e Linguística da instituição. Doutora em Letras, na área de Literaturas Clássicas e Medievais, Avellar é autora daquela que foi considerada a melhor dissertação defendida no Programa de Pós-graduação em Letras da UFMG no triênio 2014-2016. E sua tese de doutorado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, foi escolhida como a melhor do ano de 2019. Atualmente, Júlia desenvolve estudos na área de Língua e Literatura Latinas, atuando principalmente nos seguintes temas: latim clássico, poesia augustana, Ovídio, intertextualidade, recepção clássica e teoria na poesia da Antiguidade.

Rodrigo Gonçalves é residente de pós-doutorado na UFMG e pesquisador do CNPq nível 2. Professor de Língua e Literatura Latina na Universidade Federal do Paraná e doutor em Letras com residência pós-doutoral no Centre Léon Robin, em Paris, Rodrigo é fundador do coletivo de poesia e tradução Pecora Loca. O professor também traduz obras de autores como Terêncio, Lucrécio e Ovídio.

Descrição Imagem
Exílio, amor e retórica marcam a obra de Ovídio, poeta romano que é objeto de estudo dos convidados e um dos principais temas do encontro desta sexta-feira Domínio Público