Político-administrativo

UFMG comemora Dia da Ciência com intensa programação

Com ampla participação de sua comunidade por meio de por meio de rodas de conversa, oficinas, vídeos, podcast e histórias de pesquisadores, a UFMG celebra nesta quarta-feira, 8 de julho de 2020, o Dia da Ciência e o Dia das Pesquisadoras e Pesquisadores. Os participantes vão abordar temas como relação entre humano e natureza, a história das pandemias e vacinas, saberes de comunidades tradicionais e a interação com os espaços de ciência e cultura. O evento será transmitido pelo canal do YouTube da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Minas Gerais e em suas redes sociais,

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida afirma que a programação é uma excelente oportunidade para celebrar a ciência e a relevância das instituições públicas de ensino superior e de pesquisa, responsáveis por mais de 95% da pesquisa no país, sobretudo quando a sociedade brasileira enfrenta uma crise tão grave. “Mais uma vez, a UFMG está entre os protagonistas de uma iniciativa que mostra a força da comunidade científica, das instituições públicas de ensino e sua capacidade de contribuir com a sociedade nos variados campos do conhecimento”, diz Sandra.

Ainda de acordo com a reitora, as pessoas vão conhecer, nas diversas atividades on-line, “um pouco do importante trabalho das pesquisadoras e dos pesquisadores das instituições mineiras, da interação da UFMG com a comunidade, por meio, sobretudo, dos projetos de extensão, e da forma como se têm valorizado, cada vez mais, conhecimentos não acadêmicos”.

Aniversário
Oito de julho é o dia de aniversário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que foi fundada em 1948. O Dia Nacional da Ciência foi instituído em 2001, e o Dia do Pesquisador e da Pesquisadora, em 2007. A SBPC organizou a programação nacional, que neste ano é toda virtual, e as secretarias regionais da entidade estão responsáveis pelas atividades nos estados.

Uma das iniciativas no âmbito nacional é uma mobilização de parlamentares pelo descontingenciamento de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Segundo o presidente da SBPC, professor Ildeu Moreira, estão disponíveis apenas R$ 600 milhões de R$ 5,2 bilhões originalmente destinados para o setor. "Há quatro anos, enfrentamos reduções drásticas nas verbas para a pesquisa e as universidades, e, nesta situação de pandemia, a necessidade dos recursos é imensa", argumenta Moreira.

Leia mais sobre o Dia da Ciência. A programação do evento está disponível no site da seção mineira da SBPC.

Descrição Imagem
'Tesourômetro' instalado na entrada do campus Pampulha mostra os cortes orçamentários impostos à ciência brasileira Carol Prado / UFMG