Workshop coloca em debate as opções tecnológicas para a mineração
O workshop (emergencial) 'Opções tecnológicas para a mineração: extração, barragens e rejeitos' acontece no dia 5 de fevereiro, a partir das 14h, no Auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, campus Pampulha.
O objetivo do evento é ouvir especialistas em Engenharia de Minas para compreender as diversas tecnologias disponíveis para a mineração e os avanços científicos e tecnológicos no setor.
Aberto ao público, o evento integra as ações definidas pelo Programa Participa UFMG-Brumadinho visando possibilitar uma melhor compreensão sobre o desastre ocorrido no dia 25 de janeiro – com o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho – e gerar reflexões sobre formas de prevenção.
Em pauta
Os convidados são Roberto Galery, Evandro Gama e Beck Nader, professores do Departamento de Engenharia de Minas da Escola de Engenharia da UFMG. O professor Bernardo Campolina, chefe do Departamento de Ciências Econômicas da Face, vai coordenar o debate.
Três temas serão abordados de forma didática: tecnologias de extração, barragens e seu monitoramento, alternativas para lidar com rejeitos. De acordo com os organizadores, a compreensão desses assuntos “é importante para avaliar a dimensão do atraso tecnológico na exploração atual em Minas Gerais, aparentemente uma das causas da trágica sequência de catástrofes que assolaram Mariana e Brumadinho”. Além disso, a avaliação de recursos científicos e tecnológicos disponíveis e não utilizados é também importante para a proposição de políticas públicas, ressaltam.