23ª UFMG Jovem é encerrada com premiação de trabalhos e de destaques

Feira voltou a reunir a comunidade escolar no campus Pampulha após o advento da pandemia

Equipes do Centro Pedagógico e da organização da UFMG Jovem
Equipes do Centro Pedagógico e da organização da UFMG Jovem durante a entrega do prêmio Destaque do Ensino FundamentalFoto: Assessoria de Comunicação | Proex/UFMG

A comunidade escolar e universitária reuniu-se nesta sexta, dia 23, para o encerramento da 23ª UFMG Jovem. A cerimônia, que ocorreu no auditório da Reitoria, com transmissão pela plataforma YouTube, marcou o anúncio dos premiados na edição de 2022.

Participaram da feira da educação básica estudantes e professores de 38 escolas públicas e privadas de Minas Gerais. Foram premiados 12 trabalhos, por área do conhecimento, e quatro professores com destaque. Ao todo, foram apresentados 113 trabalhos do ensino médio e 25 do ensino fundamental.

Entre os premiados está a estudante Raira Tótaro Nevinton. Ao lado das colegas do 6º ano do Centro Pedagógico, ela foi destaque do ensino fundamental na área de Ciências Biológicas e Ciências da Saúde. “Foi uma surpresa para mim o reconhecimento. Ele será importante para continuar com a pesquisa e um incentivo para participar de outras feiras de ciências”, disse a jovem.

A Mostra Nacional de Educação em Ciências da Vida e da Natureza, por sua vez, premiou 55 trabalhos de instituições de ensino superior (IES). O evento expôs 160 trabalhos de estudantes e egressos dos programas de mestrado profissional das instituições de ensino superior (IES) associadas ao mestrado profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio) e do mestrado profissional Educação e Docência da Faculdade de Educação da UFMG (Promestre/FaE).

Também foram anunciados os ganhadores do desafio Como a ciência, tecnologia, arte e cultura contribuem para o seu exercício da cidadania?, que motivou a apresentação de 155 trabalhos de estudantes de 8 a 18 anos; nove foram premiados nas categorias texto (3), desenho (3), vídeo (2) e áudio (1). A relação completa com os premiados, os vídeos e trabalhos estão disponíveis no site do evento.

Cidadania, transformação e retorno
A 23ª UFMG Jovem teve como tema Ciência, tecnologia, arte e cultura no exercício da cidadania. O evento marcou a volta das escolas ao campus Pampulha depois de duas edições em formato on-line (2020 e 2021). “Este é um momento de festa e muito esperado pela Universidade. Temos que celebrar o retorno das escolas e a potência da UFMG Jovem, um evento que compartilha saberes entre a Universidade e a educação básica e promove uma ação transformadora de mão dupla”, destacou a pró-reitora adjunta de Extensão, Janice Amaral.

Programação híbrida
De quarta a sexta-feira, 21 a 23 de setembro, foram realizadas diversas atividades presenciais e on-line pelo canal da Pró-reitoria de Extensão no YouTube. Na abertura, na quarta, o professor da educação básica João Paulo Lisbão Nanô ministrou a palestra Desmontando o ódio à política: um convite à juventude para se (re)pensar cidadão.

Na quinta, dia 22, a atração foi o #ExploraUFMG, com a presença de estudantes de 12 escolas. A atividade teve visitas guiadas a diversos ambientes, como o Espaço de Leitura da Biblioteca Universitária (BU), o Museu da Matemática, o Museu Itinerante Ponto UFMG, o Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer, o Centro de Memória da Odontologia e a Estação Ecológica. A TV UFMG acompanhou a atividade.

O Conversa com cientistas reuniu centenas de estudantes no auditório do CAD1, na sexta, dia 23. Eles participaram de bate-papo descontraído com pesquisadores da UFMG sobre ciência, tecnologia, arte, cultura e cidadania.

Com Assessoria de Comunicação da Proex