Notícias Externas

30 anos de World Wide Web é tema do Expresso 104,5

Professor de Direito da UFMG discute o momento atual e os desafios da rede

Professor Fabrício Pasquot Polido.
Professor Fabrício Pasquot Polido. Foto: Itamar Rigueira Jr./UFMG

A internet como conhecemos completou 30 anos nessa terça-feira, 12. Há 3 décadas atrás o físico inglês Tim Berners-Lee desenvolveu a World Wide Web, o famoso “WWW” do endereços online, que deu forma a internet e permitiu que ela fosse utilizada pelo grande público. A partir dos protocolos da Web foi definido o funcionamento dos navegadores e das páginas com seus textos, imagens e hiperlinks. A partir daí, a rede cresceu, se popularizou no mundo todo e se tornou parte essencial do nosso dia a dia.
Ainda na terça, Berners-Lee publicou um texto em comemoração aos 30 anos, onde reflete sobre a evolução e os diversos usos da Web nesse período e também sobre os desafios que a rede enfrenta hoje em meio às informações falsas, polarização política e ataques governamentais.
Sobre os 30 anos da web e suas questões que a rede enfrenta hoje, o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa, conversou com o professor da Faculdade de Direito da UFMG, Fabrício Bertini Pasquot Polido, nesta quarta-feira, 13.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

O texto de 30 anos da Web, escrito pelo criador da rede, Tim Berners-Lee foi publicado, inclusive em português, no site da Web Foundation.

Produção: Filipe Sartoreto