90 anos de histórias: Reforma Universitária

Ramayana Gazzinelli iniciou os estudos em 1951, no curso de Engenharia Civil da então Universidade de Minas Gerais (UMG). Apaixonado pela Física, formou-se e foi trabalhar no Instituto de Pesquisas Radioativas da Universidade Federal de Minas Gerais, o que é hoje o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN).

Fez carreira como docente e hoje é professor emérito da UFMG. Atuou em cargos de gestão da Universidade, e sua maior bandeira foi a luta pela Reforma Universitária, um projeto de reestruturação acadêmica para extinção das cátedras e para criação de departamentos e desenvolvimento das pesquisas.

Ramayana esteve à frente da implantação da pós-graduação na Universidade e participou da criação do mestrado em Física da UFMG, classificado com nota máxima pela coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Produção: Ana Fatorelli, Márcia Botelho, Mário Quinaud, Olívia Resende, Samuel Do Vale Vieira, Túlio Lopes. Trilhas: Fernando Rocha RM Jackson, Rod Weinstein

Confira mais histórias